Notícia Voltar

 

19/05/2017

Chefs do Senac AL apresentam pratos da culinária alagoana durante festival realizado em Brasília

Autor: Ascom - Senac/ AL
Fonte: Ascom - Senac/AL
 

No cardápio do buffet, pratos da culinária alagoana de dar água na boca. Bolinho de charque, bobó de camarão, carne de sol desfiada e acebolada com purê de macaxeira, sururu no coco com pirão, além das sobremesas, como a panna cotta de doce de leite com castanha de caju, doce de mamão verde com coco e o bolo de macaxeira caramelado. Essas iguarias foram servidas durante a Semana da Gastronomia Regional de Alagoas realizada no período de 9 a 12 de maio nos restaurantes-escola do Senac, em Brasília (DF).

 

A alagoana Deine Suruagy é jornalista e há 9 anos trabalha na Câmara dos Deputados. No dia 9 de maio, aniversário do marido, o assessor parlamentar sul-mato-grossense Rodrigo Pael, ela decidiu fazer uma surpresa para ele durante o almoço no Restaurante-Escola Senac da Câmara dos Deputados. Mas quem foi surpreendida foi ela. A decoração do local, que recebeu o colorido do filé – bordado tradicional de Alagoas – a fez relembrar momentos vividos em família, no passado. “Foi um almoço muito especial. Por meio dessa deliciosa culinária, fui presenteada com lembranças maravilhosas do meu estado de origem”, disse ela, emocionada. “Foi uma grata surpresa comemorar o meu aniversário ao sabor de Alagoas”, agradeceu Pael.

 

Ao longo da semana, os chefs e instrutores do Senac Alagoas, Cícero Harri, Édva Queiroz, Wagner Veras e Samuel Barbosa, dedicaram-se à preparação dos pratos e fizeram questão de recepcionar os clientes dos restaurantes durante a abertura do buffet, sempre sob a supervisão de Vânia Araújo, responsável técnica pela área de Gastronomia do Regional Alagoas. “São profissionais muito dedicados que têm o dom de transformar produtos em receitas e, durante essa semana, estão promovendo o estado de Alagoas ao convidar todos para um passeio nesse destino turístico por meio da Gastronomia”, orgulha-se ela ao ressaltar a troca de experiências entre os profissionais alagoanos e os funcionários do restaurante, em Brasília. “É motivador e enriquecedor”, destaca ela que, aos 74 anos de vida – e 40 dedicados à Gastronomia, é considerada uma grande fonte de inspiração para colaboradores e alunos do Senac.

 

Experiência e inspiração que levou a gerente de unidade do Regional Alagoas, Eliene Sarafim, a atentar aos detalhes das empresas pedagógicas localizadas no prédio da Câmara dos Deputados. “Aproveitei a participação no evento para realizar uma visita técnica ao restaurante e à lanchonete escola e fiquei encantada, em especial, com o atendimento e o portfólio. Sem dúvida é uma referência para a construção do nosso Centro Gastronômico e para novas oportunidade de ensino-aprendizagem”, explica Eliene, referindo-se à construção do Centro Integrado de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac Alagoas que, em breve, será inaugurado no prédio anexo à Unidade Poço.

 

“Momentos como esses promovem o estado de Alagoas no Congresso Nacional, uma cultura muito apreciada pelos servidores, além de incentivar o intercâmbio entre os profissionais da Gastronomia”, evidencia Marinella Impelizieri, Gerente de Alimentos e Bebidas das nove unidades administradas pelo Departamento Nacional do Senac no Congresso Nacional.  

 

Convidados

 

Os pratos da Semana da Gastronomia Regional de Alagoas também foram apreciados, no dia 9 de maio, por parlamentares da Câmara dos Deputados, que receberam os cumprimentos do Presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac de Alagoas, Wilton Malta, da Diretora Regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, do Diretor Regional do Sesc Alagoas, Willys Albuquerque, e do conselheiro Adeildo Sotero, Representante do Sindicato do Comércio Varejista de União dos Palmares, durante almoço realizado no Restaurante-Escola Senac da Câmara dos Deputados.  

 

“Participar dessa Semana de Gastronomia é, para mim, uma grande felicidade. Como alagoano, tenho orgulho de afirmar que temos a melhor culinária do mundo!”, disse o Deputado Federal Cícero Almeida, ao parabenizar a iniciativa. “Nossa culinária é um dos mais importantes atrativos turísticos do nosso Estado. Apreciar esses pratos e conhecer, mais de perto, o trabalho de formação de profissionais dessa área conduzido pelo Senac é, sem dúvida, uma enorme satisfação. Parabéns aos envolvidos”, destacou o Deputado Federal João Henrique Holanda Caldas, o JHC.

 

“Mais uma ação do Senac que fomenta a educação profissional. E como parlamentar alagoano, torço para que a nossa culinária passe a fazer parte do cardápio semanal dos restaurantes do congresso nacional”, sugeriu o Deputado Federal Arthur Lira. Também participaram do evento os deputados federais Pedro Vilela e Rosinha da Adefal, e o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Sergipe (Fecomercio/SE), Laércio Oliveira, que também é Deputado Federal.

 

 

O conselheiro Adeildo Sotero também ficou encantado com a excelência no atendimento. “O Senac é uma escola de primeiro mundo com uma trajetória de grandes contribuições à sociedade e ao País. Parabéns a todos pelo evento. O buffet está aprovadíssimo”, disse ele. Essa foi a segunda participação do Regional Alagoas na Semana de Gastronomia, em Brasília. Para Telma Ribeiro, Diretora do Senac Alagoas, “a troca de experiências proporcionada pelo evento realizado em uma escola de referência, a valorização da culinária alagoana e a visibilidade nacional são alguns pontos que merecem ser destacados”. Opinião compartilhada pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc/ Senac. “Além disso, ressaltamos, frente à bancada alagoana, o compromisso do Senac com a educação profissional e o desenvolvimento do Comércio também no Estado de Alagoas”, finaliza o presidente.

 

Confira as fotos.