Notícia Voltar

 

02/08/2017

Senac e Seduc formam primeira turma do Programa de Formação de Educadores

Autor: Ascom - Senac/AL
Fonte: Ascom - Senac/AL
 

O Senac, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL), capacitou 39 professores da rede estadual por meio do Programa de Formação de Educadores (PFE). As Escolas Estaduais Geraldo Melo, no Graciliano Ramos; Marcos Antônio, no Benedito Bentes; e Rodrigues de Melo, no Vergel; fizeram parte da primeira etapa do programa, e, em comemoração à conclusão do curso, os educadores participantes compareceram, na última terça-feira (1.8), à solenidade de entrega dos certificados, realizada no auditório da Unidade Poço.

“A parceria entre o Senac e a Seduc já vem desde o ano passado, quando ofertamos os cursos de educação profissional aos alunos, e, esse ano, com o investimento que vem sendo realizado com professores. Acreditamos na expertise e na bagagem da instituição que a mais de 70 anos forma profissionais para o mercado e sabemos que, juntos, vamos acrescentar bastante na formação de nossos jovens”, discursou Luciana Ciríaco, gerente de Educação Profissional da Seduc.

Com o objetivo de fortalecer o ensino profissional nas escolas estaduais, o curso PFE contemplou assuntos relacionados a currículo, conceitos pedagógicos, práticas pedagógicas, planejamento pedagógico, ensino e aprendizagem. “É necessário instigar a criatividade para mostrar ao jovem estudante as diversas oportunidades que o mundo do trabalho pode oferecer a eles, então tivemos o desafio de despertar a inventividade e aplicá-la na metodologia usada em sala de aula”, explicou Ébene Nascimento, instrutora responsável pela turma.

Para a professora da Escola Estadual Rodrigues de Melo e aluna do PFE, Aldenice Bernardes, “o dinamismo e a integração foram os destaques do curso. Como nós já somos professores, conhecíamos alguns conceitos passados em sala, porém, com essas aulas, descobrimos uma nova abordagem e uma nova visão sobre os métodos de ensino”. Rejane Neves, da Escola Estadual Geraldo Melo concorda com Aldenice e comenta: “há muito tempo fiz um curso de informática no Senac e fiquei surpresa com a qualidade das aulas, então sei que a instituição é sinônimo de sucesso. Quando soube que voltaria a fazer um curso no mesmo lugar já sabia que essa seria uma excelente oportunidade para a minha vida profissional”.

Cícera Paiva, diretora de Educação Profissional do Senac Alagoas, também participou do evento, e falou sobre o papel do educador na sociedade. “A educação profissional transforma vidas, e hoje, mais do que nunca, vocês estão se tornando agentes transformadores na vida dos alunos que buscam ingressar no mercado de trabalho. Para o Senac, é uma honra contribuir com essa formação”, concluiu Paiva.