Notícia Voltar

 

20/09/2017

Senac atualiza portfólio e oferece novidades em cursos de Moda e Beleza

Autor: Ascom - Senac/ AL
Fonte: Ascom - Senac/ AL
 

O consultor de Moda e Beleza do Senac, Eduardo Motta, e a consultora de produtos educacionais do Senac CE, Eveline Costa – que também coordena o Plano Diretor de Moda e Beleza do Senac, na região Nordeste – conheceram as instalações do Regional Alagoas por meio de uma visita técnica realizada no dia 8 de setembro. Durante o encontro, os consultores também estiveram reunidos com a equipe de pedagogos e instrutores, com os quais avaliaram as atividades já desenvolvidas e discutiram os desafios para 2018, quando o público poderá conferir mais novidades no portfólio de cursos dos dois segmentos.

 

“Fiquei muito feliz com o que vi aqui: laboratórios bem estruturados e instrutores alinhados com a metodologia proposta pelo plano”, destaca Eveline, ao lembrar que os trabalhos no segmento de Beleza tiveram início em 2009 e no de Moda, em 2011. “Construímos um mapa estratégico e, anualmente, avaliamos as ações, proporcionando o aperfeiçoamento de nossa equipe por meio de cursos. O objetivo do plano é alcançar uma linguagem única, dentro das ações propostas, proporcionado diferenciais na formação de nossos alunos que atendam às exigências de um mercado dinâmico e inovador”, explica a consultora.

 

De acordo com Geilsa Martins e Munike Israel, coordenadoras de Moda e Beleza, respectivamente, 100% da equipe de instrutores das duas áreas participaram de workshops e cursos de aperfeiçoamento propostos pelo plano, entre os anos de 2009 e 2017. Entre eles, oficinas de Estratégia de Linguagem de Moda e Digital Influencer, Workwear Style – Como construir uma imagem de moda adequada ao mercado de trabalho, e cursos de Técnicas de Acabamento em Costura, Visagismo Avançado: Prática para Cabeleireiros, Maquiagem Profissional e Caracterização Artística, e Design de Barba e Cortes Masculinos Estilizados. “É a articulação do conhecimento em busca da excelência dos serviços que oferecemos aos nossos alunos. Receber a visita e a resposta positiva dos consultores sobre as nossas ações é motivador, é a certeza de que estamos no caminho certo”, salienta Cícera Paiva, Diretora de Educação Profissional do Senac Alagoas.

 

“Os instrutores de Beleza participaram de uma sequência de cursos por meio dos quais foram capacitados com as mesmas técnicas a fim de alcançar um alinhamento da metodologia de trabalho em sala de aula”, explica Munike, ao destacar a oferta de novos cursos pelo Regional Alagoas, como Design de Mechas, Corte de cabelos – tendências atuais, Barbeiro, Maquiagem para Fotografia e Vídeo, Maquiagem Smoky Eyes – Olhos esfumados e Unhas artísticas. Geilsa também destaca a contribuição do plano diretor para a atualização do portfólio de Moda. “O Plano Diretor oportuniza a atualização de nossa equipe técnica e permite que nosso Regional inove, contribuindo para o crescimento desse mercado. É uma experiência enriquecedora para nossa equipe e, consequentemente, para nossos alunos, por meio da qual renovamos o portfólio do segmento”, pontua Geilsa, ao citar os cursos de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções, Moulage, Acabamento em Costura, Desenhista de Moda e Consultoria de imagem como algumas novidades criadas a partir das atualizações propostas pelo Plano Diretor. Os cursos já fazem parte da programação do Regional, com turmas ofertadas ao longo do ano.

 

Eduardo Motta explica que a tradição da marca Senac e a capilaridade da instituição favorecem o desenvolvimento dos trabalhos. “Precisamos voltar nosso olhar para o mercado, trabalhar menos com a tarefa e mais com o pensamento estratégico, estar atento às tendências. Esse é o desafio. Por isso, periodicamente, propomos ideias e soluções a fim de melhor qualificar nossa equipe técnica e, dessa forma, entregar ao mercado profissionais que acompanhem as constantes mudanças”, destaca Motta.

 

Josenir Souza, instrutora dos cursos de Beleza, reúne, no currículo, nove cursos realizados pelo Plano Diretor. Segundo ela, que há dez anos contribui para a formação de profissionais de Beleza, por meio do Senac, a cada curso aumenta o desejo de aprender mais. “Vamos lapidando a didática, tornando o aprendizado ainda mais prazeroso e produtivo, e o resultado é o sucesso de nossos alunos que realizam seus sonhos e constroem carreiras brilhantes”, emociona-se a instrutora. “Multiplicar esse conhecimento e oferecer aos alunos o que há de mais novo no mercado é muito gratificante”, reforça a instrutora de Moda, Danúbia Barbosa, que já participou de quatro cursos previstos pelo Plano Diretor de Moda e Beleza do Nordeste.

 

Filé e Renascença

 

Durante a visita técnica, os consultores foram apresentados ao colorido do filé – o bordado tradicional de Alagoas que tem como base a rede de pesca presa a um tear de madeira – por Petrúcia Lopes, presidente do Instituto do Bordado Filé de Alagoas (Inbordal), e à Renascença – renda famosa pelo estilo de bordado totalmente feito à mão, com traços marcantes, em que predominam os pontos exclusivos para a técnica e entrelaçados delicado – tipologia apresentada pela artesã Rejane Pimentel, do Ateliê Linha Pontos. Os consultores também apreciaram os acessórios feitos à base de crochê, tipologia apresentada pela artesã Solange Arruda.