Notícia Voltar

 

04/10/2017

Alunos de idiomas do Senac disputam batalha de aromas, sabores e surpresas

Autor: Ascom - Senac/ AL
Fonte: Ascom - Senac/ AL
 

Uma semana dedicada ao enriquecimento do vocabulário, à prática do idioma estudado e às pesquisas sobre a Gastronomia de outros países. No período de 25 a 30 de setembro, os alunos dos cursos de inglês, francês e espanhol do Senac participaram da Batalha Gastronômica, evento realizado na Unidade Fernandes Lima. Eles elaboraram pratos típicos dos países quem têm um desses idiomas como língua oficial, apresentaram os ingredientes e o modo de preparo utilizando os conhecimentos do idioma estudado em sala de aula, e ofereceram para a degustação de um júri técnico que avaliou critérios como criatividade, sabor, apresentação do prato e domínio do idioma – considerando o nível da turma.  

 

O processo de pesquisa, construção, preparação e apresentação das receitas envolveu os alunos de toda a unidade que foram divididos em equipes.  Entre os pratos apresentados, destaque para “American Pancakes”, “Mac and Cheese”, “Waffle”, “Scones”, “Alfajores”, “Sea Food Salad”, “Nutella Chesecake”, “Crème Bûlée”, “Paleta Mejicana”, “Hamburger”, “Cookies”, “Sandwich”, “Beef and Ale Pie”, “Tuna/ Chicken Sandwich”, “Quirche”, “Raclette”, “Hamburguesa Mexicana”, “Sandwich”, “Australian Pork Ribs”, “Cupcake”, “Potato Pie with Peas”, “Blueberries Pie”, “Apple Pie”, “Brownie”, “Apple pie and ice-cream”, “Marinated Wild Boar Ribs”, Tartelettes au Citron Meringues”, “Muffins”, “Croque Monsieur”, e “Tortilla Española”.  “É uma atmosfera de competição saudável e produtiva. Os alunos dedicaram-se à produção dos pratos e surpreenderam nas apresentações, em especial, as turmas de básico. Foi uma semana em que fomos capturados pelo olhar e pelo sabor”, salienta Suzana Egito, responsável técnica pelos cursos de Idiomas.

 

Ronaldo Amaro é aluno da turma de inglês intermediário 1. Segundo ele, “a atividade auxilia no processo de aprendizagem do idioma ao propor uma forma mais descontraída de avaliação”. Opinião compartilhada pela instrutora Alana de Souza. “É uma forma de aprender o vocabulário de forma mais divertida. Estou muito feliz com o resultado”, destaca Alana. Rafael farias é aluno da turma de Francês Básico 1 e também faz graduação em Gastronomia.  Ele conta que participar da Batalha Gastronômica foi uma oportunidade de unir a paixão pela culinária e ampliar o vocabulário. “Participar dessa atividade aguçou a minha curiosidade pelo idioma e pela cultura da França. Foi uma experiência enriquecedora”, destaca o aluno.    

 

A Diretora de Educação Profissional do Senac Alagoas, Cícera Paiva, fez parte do júri técnico. “Antes de apresentar os ingredientes e o modo de preparo dos pratos, eles explicaram um pouco da história e da cultura daquele país. Além das habilidades gastronômicas, os alunos surpreenderam pela diversidade de conhecimentos que apresentaram. Fantástico!”. A Batalha faz parte do calendário de atividades da unidade e, a cada edição, surpreende pela qualidade na apresentação. “Nessa edição, avaliamos de forma mais criteriosa e incentivamos a interação entre as equipes a fim de enriquecer, ainda mais, a bagagem cultural de nossos alunos. Estamos muito felizes pela dedicação e pelo resultado dos trabalhos. Aqui, o que menos importa é o resultado”, destaca Felipe Dietschi, gerente da Unidade Fernandes Lima, referindo-se ao resultado da competição que será anunciado no dia 14 de outubro, com a entrega de medalhas para as equipes vencedoras.

Confira as fotos.