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02/01/2018

Casos de sucesso: alunos do Senac investem no mercado de Beleza e contam detalhes sobre o caminho percorrido até abrir o próprio negócio

Autor: Ascom - Senac/ AL
Fonte: Ascom - Senac/ AL
 

Um setor em expansão. De acordo com o último estudo divulgado pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o desempenho da indústria de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal cresceu 4,8% em 2016, um crescimento que se manteve em alta em 2017. Os números refletem o aumento da participação feminina no mercado de trabalho – segundo levantamento do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Cadeg) divulgados em 2017, as mulheres representam 44% das vagas no mercado de trabalho formal – e o consequente aumento da busca por produtos estéticos e seus procedimentos.

 

Um mercado que cresce, também, com a ajuda dos homens. De acordo com números revelados pela Euromonitor International – empresa de pesquisa que monitora o setor de beleza em 80 países –, nos últimos cinco anos, o setor de beleza masculina dobrou e deve continuar crescendo 7,1% ao ano até 2019, quando deve se tornar o maior mercado do mundo na categoria, movimentando US$ 6,7 bilhões em vendas.

 

De olho nessa realidade, Iusdritt Queiroz e Gedson Machado resolveram investir em qualificação profissional e, no Senac, fizeram o curso de Barbeiro. Ambos trabalhavam na área de vendas e enxergaram no ramo da Beleza uma oportunidade de crescimento. “Trabalhei como vendedor em uma loja de calçados durante cinco anos. No curso do Senac conheci o Gedson e decidimos abrir, juntos, a Garba Barbearia, localizada na feirinha da Jatiúca, onde oferecemos aos clientes os serviços de barba, bigode e corte masculino”, conta Queiroz. “O curso do Senac foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida. Lá, encontrei uma luz no fim do túnel”, confessa ele, que já se organiza para fazer cursos de aperfeiçoamento a fim de ampliar os serviços oferecidos pela barbearia.

 

Feliz com a sociedade, Machado conta que trancou a faculdade de Ciências Contábeis para se dedicar ao novo negócio. E deu certo! “Nosso diferencial está na oferta de um serviço de qualidade com preços acessíveis, sempre com uma boa música ambiente, tocando os clássicos do rock, onde o cliente também pode tomar uma cerveja gelada”, explica ele, referindo-se ao ambiente criado para oferecer uma experiência diferente àqueles que buscam cuidar do cabelo e da barba, aproveitando o momento para encontrar amigos e ouvir uma boa música. “Nosso objetivo é, em alguns anos, ampliar nossos serviços e abrir franquias, criando mais oportunidades para novos barbeiros”, destaca Gedson Machado.

 

Já Fernanda Cascão percorreu um longo caminho até abrir o próprio negócio. Graduada em Administração, ela trabalhou durante anos em uma instituição financeira, em São Paulo (SP) e, depois, em uma empresa de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, no Rio de Janeiro (RJ), até se mudar para Maceió (AL), a fim de ficar mais perto da família do marido dela. E foi na capital alagoana onde ela encontrou as condições ideais para realizar o sonho de abrir uma loja de depilação, com atendimento diferenciado. Mas, antes disso, fez o curso de Depilação no Senac. “Queria aprender a técnica a fim de desenvolver, junto às depiladoras, um padrão de atendimento e ter condições de tirar as dúvidas das clientes”, conta ela, que abriu a Depil Care, uma loja própria, especializada no serviço de depilação com cera natural, localizada entre as avenidas Jatiúca e Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), na galeria Via Condotti.

 

“A ideia inicial era abrir uma franquia, mas, não satisfeita com as opções, decidi fazer todo o planejamento para abertura de uma loja própria. Além do curso no Senac, realizei pesquisa de mercado e desenvolvi um plano de negócio a fim de obter o maior conhecimento possível para abrir a empresa”, explica ela, que já tem planos para o futuro. “Por enquanto, atendemos apenas ao público feminino. Nosso objetivo é, no futuro, ampliar o atendimento para o público masculino”, antecipa. “No Senac, pude me profissionalizar numa área que não tinha conhecimento a fim de me sentir segura para abrir a minha empresa, contratar funcionárias e melhor atender às clientes. Sou muito grata a essa instituição”, finaliza.

 

Cursos

 

O Senac oferece uma vasta programação de cursos na área de Beleza e Estética, com instrutores certificados pela Academia Pivot Point, Studio Beto França e Barbearia Seu Elias – referência em estética masculina no País. Os cursos são realizados no Modelo Pedagógico Senac, um padrão nacional de excelência que proporciona diferenciais na formação dos alunos, garantindo o atendimento às exigências de um mercado dinâmico e inovador.

 

Entre as opções, estão os cursos de Depilação, Barbeiro, Cabeleireiro, Maquiador, Design de Sobrancelha com Henna, Técnicas de Manicure e Embelezamento dos Pés, Massagista, Pinda Sweda, Massagem Lomi, Lomi, Clareamento de Axilas e Virilhas, e Técnico em Estética. Mais informações: al.senac.br e 2122.7858.