VENDEDORA MUDA DE ÁREA E SE REDESCOBRE COMO PROFISSIONAL DA SAÚDE

Clenilda do Carmo Silva conseguiu emprego após concluir o curso Técnico em Enfermagem no Senac e se tornou funcionária do mês em uma UPA de Alagoas.

29/11/2023 às 15h11

Ela era vendedora em uma loja no Centro de Maceió, mas decidiu mudar de vida e investir na sua paixão: cuidar de pessoas. Assim começa a história de Clenilda do Carmo Silva na área da Saúde. Ex-aluna do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas, atualmente, ela é colaboradora da UPA Tabuleiro (Unidade de Pronto Atendimento).

“Eu tinha uma vida bem corrida, não tinha tempo para nada, mas ainda assim acompanhava os posts do Senac e as notícias sobre os cursos”, contou ela. “Foi quando vi que a Instituição estava com matrículas abertas para o Técnico em Enfermagem e, como sempre gostei de cuidar das pessoas, decidi que estava na hora de fazer um curso na área da Saúde”, explicou.

Assim ela entrou em uma rotina de trabalho e estudo que exigia muita dedicação e força de vontade. “Entrar no Senac foi um sonho, mas também um desafio. Saía do trabalho no Centro e ia direto para a aula, mas eu sabia que essa Instituição abriria portas para mim e tudo isso valeria a pena”, falou Clenilda. Ao lembrar das aulas, ela ainda destaca o clima de aprendizado e descontração que servia como um incentivo para continuar os estudos. “A turma era divertida e também sempre contamos com a serenidade e respeito dos professores. Hoje, eu percebo que eles me ensinaram muito mais do que técnicas e teorias, eles me ensinaram, de fato, o que é ser um bom profissional da Saúde”, afirmou Clenilda.

Falando sobre o significado da profissão, ela ainda recorda uma situação que viveu em um hospital, como acompanhante de um paciente. “Minha mãe e eu estávamos em outro estado quando ela passou por um problema de saúde e precisou ser internada. Infelizmente, nossa experiência não foi boa e sentimos falta de um atendimento humanizado, com ética e responsabilidade”, disse ela. E foi após passar por essa situação que Clenilda decidiu sempre tratar seus clientes e pacientes da melhor forma possível. “Mesmo quando era vendedora, fazia questão de oferecer o melhor atendimento possível. Agora, esse cuidado está ainda mais intenso, porque os pacientes chegam fragilizados e precisam de um carinho especial da nossa parte”, ressaltou.

Não à toa, em novembro de 2021, Clenilda foi eleita funcionária do mês na UPA Tabuleiro, onde trabalha desde o começo do mesmo ano. “Independente do dinheiro, trabalho por amor à saúde, aos pacientes que confiam em mim e aos familiares, que também precisam de acolhimento. E também sempre lembro dos instrutores do Senac, que me proporcionaram o conhecimento necessário para eu chegar onde estou hoje”, concluiu.

Conta pra gente a sua história de sucesso com o Senac!