DÚVIDAS

Veja abaixo respostas para algumas perguntas frequentes.

Através de consulta ao Portal do Aluno, é possível verificar sua conclusão no curso realizado. Basta fazer o login e buscá-lo no item: meus cursos; selecionando a situação da matrícula (Cursando – Canceladas - Finalizadas), a plataforma apresentará a situação em cada curso realizado.

Você pode acessar, salvar e até imprimir o certificado de conclusão de cursos livres e de qualificação, Programa Senac de Aprendizagem ou participação em ações extensivas (workshop, palestras, seminários), por meio do Portal do Aluno.

Para acessar o documento, basta fazer o login no Portal do Aluno e buscá-lo no item: documentos.
Os certificados ficam disponíveis com até 30 dias úteis após a conclusão da programação.

A solicitação do certificado impresso pode ocorrer de duas formas: presencialmente (por meio da Central de Atendimento) ou digital (por meio do site do Senac, no item: requerimento do aluno Senac.

O prazo para o atendimento de entrega de certificados é de até 30 dias úteis após a solicitação. A retirada ocorre de forma presencial, pelo próprio aluno, em nossa Central de Atendimento.

O acesso deste tipo de documento (diploma e histórico escolar) ocorre de forma presencial, por depender de assinatura e validações físicas; logo, para concluintes de cursos Técnicos, os documentos de conclusão precisam ser retirados pelo próprio aluno de forma presencial.

A solicitação para emissão de diploma e histórico escolar pode ocorrer de duas formas: presencialmente (por meio da Central de Atendimento) ou digital (por meio do site do Senac, no item: requerimento do aluno Senac.

O prazo para o atendimento desta solicitação é de até 60 dias úteis após a solicitação. A retirada dos documentos ocorre de forma presencial, pelo próprio aluno mediante apresentação de um documento oficial com foto, ou por meio de procuração por um representante; na secretaria escolar.

Quando o egresso não possui tempo hábil para aguardar a emissão de seu diploma ou certificado, ele poderá solicitar de forma presencial (por meio da Central de Atendimento) ou digital (por meio do site do Senac, no item: requerimento do aluno Senac; uma declaração de conclusão.

A emissão deste tipo de documento ocorre em até 8 dias úteis, a contar da data da solicitação. A retirada ocorre de forma presencial, pelo próprio aluno, em nossa Central de Atendimento.

Por meio da Consulta Pública de Autenticidade de Diplomas e Certificados – SISTEC, no endereço:

https://sistec.mec.gov.br/validadenacional, é possível que todo egresso concluinte de curso Técnico, possa confirmar a validade e autenticidade do Diploma emitido, junto ao MEC. Para isso, basta acessar o endereço e informar o seu número de CPF, o site retornará com o código autenticador do diploma emitido e validado em todo território nacional. Vale ressaltar que matrículas iniciadas nos cursos técnicos de nível médio desde 2 de janeiro de 2009, de acordo com Resolução CNE/CEB nº 3, de 30 de setembro de 2009.

A solicitação de 2ª via de certificado pode ocorrer de duas formas: presencialmente (por meio da Central de Atendimento) ou digital (por meio do site do Senac, no item: requerimento do aluno Senac.

O prazo para emissão de 2ª via de certificado é de até 30 dias úteis para cursos concluídos até o ano de 2011, e de até 60 dias úteis para cursos concluídos em anos anteriores; após a solicitação. A retirada ocorre de forma presencial, pelo próprio aluno, em nossa Central de Atendimento.

O certificado do Senac é altamente reconhecido no mercado de trabalho, oferecendo várias oportunidades de crescimento profissional.

Com ele, você pode se destacar em processos seletivos, conquistar uma promoção no seu atual emprego, ou até mesmo abrir o próprio negócio, dependendo da área de formação. O Senac também oferece suporte para o desenvolvimento de competências práticas que são valorizadas pelas empresas.

O Senac oferece cursos de atualização, especialização e aperfeiçoamento. Além disso, você pode acompanhar eventos, workshops e palestras que a instituição organiza periodicamente. Uma boa prática é manter-se inscrito na plataforma de cursos on-line do Senac, onde são oferecidos conteúdos atualizados e de acordo com as necessidades do mercado.

O Senac possui um banco de dados chamado de BOP - Banco de oportunidades, onde os ex-alunos podem cadastrar os seus currículos. Quando as empresas precisam de mão de obra qualificada, entram em contato com o Senac, que através do BOP seleciona os ex-alunos de acordo com o perfil desejado pela empresa.

Ele não tem uma validade formal definida, mas sua aceitação no mercado de trabalho pode variar. Algumas empresas podem exigir certificações de atualizações/aperfeiçoamento, especialmente em áreas que passam por constantes atualizações.