
Com criação de plataforma on-line, alunos do Senac Alagoas desenvolvem projeto para incentivar coleta de recicláveis em Arapiraca
Ferramenta inovadora envolveu mais de 40 estudantes da Unidade Agreste, das turmas de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos e Programador Web
Ascom - Senac/AL
No coração de Alagoas, Arapiraca é um dos maiores polos comerciais do estado e gera diariamente um alto volume de resíduos sólidos, materiais que poderiam ter um destino mais sustentável e ecológico. Pensando nisso, alunos da turma de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos e da turma de Programador Web do Senac Alagoas, Unidade Agreste, desenvolveram como Projeto Integrador (PI) o "Recicla Mais – Pontos que Valem o Futuro".
O projeto é um sistema de troca de resíduos recicláveis por pontos – os “ecopoints” -, que poderão ser acumulados e posteriormente convertidos em benefícios junto a empresas parceiras na cidade. A plataforma projetada permite que usuários criem contas, registrem as entregas de materiais recicláveis, acompanhem suas contribuições e recebam pontos por entregas aceitas.

Protótipo foi desenvolvimento pelos alunos da turma de Programador Web. (Foto: Ascom Senac/AL)
A ideia é que esses pontos sejam convertidos em benefícios futuros junto às empresas, atuantes como pontos de troca ou patrocinadoras de brindes. Dessa forma, o objetivo é fortalecer o incentivo à coleta seletiva e seus benefícios, a partir dessas conexões entre a população, pontos de coleta de recicláveis e empresas locais, como supermercados, estabelecimentos comerciais, shopping center, entre outros.
A instrutora da turma de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, Carol Rivero, explica que a construção do Projeto Integrador dentro dessa temática é de grande importância para a formação profissional da turma, composta por jovens que em breve estarão no mercado de trabalho. “É inconcebível uma empresa extrair tudo do entorno e não devolver para a sociedade. Todas as empresas têm que ter responsabilidade social. Esse descarte seletivo é uma forma de gerar renda, um dinheiro que vai e volta. Então a gente está colocando profissionais no mercado com esse pensamento, porque eles serão os futuros gestores. A minha ideia é que os alunos já comecem a ter essa visão”, disse.
Ao longo do projeto, os alunos foram divididos em grupos de trabalho que envolveram diversas áreas, tais como: levantamento de dados sobre reciclagem na conjuntura local, pontos de coleta, pesquisa de pública e parceiros, criação e planejamento de materiais de comunicação, entre outros. O PI envolveu a aplicação prática das metodologias e discussões teóricas realizadas em sala de aula, além do desenvolvimento de habilidades comportamentais, como liderança e trabalho em equipe.
“Abrimos votações para duas lideranças, eles se candidataram e dois ganharam. Em outros grupos, fomos encaixando de acordo com o perfil e vontade espontânea, porque foi um trabalho muito complexo e que envolve muitas áreas. Foram 26 jovens com núcleos de trabalho diferentes, tivemos reuniões constantes, construção de logomarca, tudo foi pensado por nós, rico do início ao fim”, destacou Carol.

João Vinícius durante apresentação do Projeto Integrador. (Foto: Ascom Senac/AL)
Um dos líderes eleitos foi o João Vinícius, de 17 anos. Segundo ele, o projeto surgiu com um dos alunos da turma, que também cursa Química na Universidade e apresentou para a turma do Senac a ideia do PI dentro da temática “cidade sustentável”. A partir disso, todos colaboraram com dedicação e trabalho em equipe. “Todo lugar precisa da reciclagem, e aqui em Arapiraca tem muitos pontos de reciclagem. Fizemos uma pesquisa de campo, fomos atrás de bairros que precisam desse apoio. Mapeamos as partes mais necessárias para a cidade. [...] Foi uma turma muito parceira, todo mundo empenhado em ser o melhor que pode. A gente separou de uma forma que cada um tivesse sua função e fizesse aquilo que gostava e tivesse interesse”, explicou.
Projeto Multidisciplinar
Além da turma de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, com 26 alunos, o PI também contemplou outros 15 alunos de Qualificação Profissional em Programar Web, com supervisão do instrutor do Senac Alagoas, Mauricésar Barbosa.
Mauricésar conta que esse trabalho conjunto ocorreu pela necessidade de colocar o projeto na prática, com a construção de uma plataforma que permitisse todo esse funcionamento. Para isso, os alunos de Programador Web criaram um protótipo interativo no Figma e desenvolveram essa aplicação funcional na web. “Existem três versões dessa aplicação, uma para os administradores dos ecopoints, outra para a pessoa da empresa parceira e outra para o usuário consumidor, onde ele vai poder acompanhar a quantidade de pontos que tem. Nessa versão inicial, trabalhamos mais na versão para o usuário, e todo o protótipo navegável foi feito”, explicou o instrutor.
O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). A ferramenta incentiva uma mudança cultural na comunidade, promovendo educação ambiental e responsabilidade social. Além de reduzir impactos ambientais, o sistema pode gerar benefícios econômicos e sociais, ao fortalecer a cadeia da reciclagem e, futuramente, beneficiar catadores e cooperativas.
Programa de Aprendizagem
O Programa Jovem Aprendiz é legislado pela Lei 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto Nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, que determina que empresas de médio e grande porte devem cumprir a cota de aprendizagem, que varia entre 5% e 15% do total de seus funcionários em funções que demandam formação profissional.
Dessa forma, é necessário que a empresa indique o adolescente com idade entre 14 e 24 anos (completados antes do término do curso), que esteja cursando o Ensino Fundamental (a partir da 6ª série) ou Ensino Médio para uma instituição de educação profissional, garantindo que jovens tenham acesso a oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho.