Ação “Café com Afeto” emociona colaboradoras mães do Senac Alagoas

Evento reuniu todas as mulheres da Instituição que exercem o afeto da maternidade em um momento de integração e acolhimento.

09/05/2025 às 11h35

Ascom - Senac/AL

Mãe de barriga ou mãe de coração, o afeto e o amor é o que transforma uma mulher em uma mãe. E para celebrar essa pessoa tão importante na vida de todos, o Senac promoveu, nos dias 6 e 8 de maio, em Maceió e em Arapiraca, a 2ª edição do “Café com Afeto”.

Com um café da manhã pensado especialmente para as mães da Instituição, as mulheres puderam interagir e se conectar por meio de histórias sobre o exercício da maternidade. De acordo com a diretora de Administração e Serviços do Senac Alagoas, Daniela Freitas, “ter um momento dedicado às mães também é uma forma de fortalecer a maternidade e a colaboradora enquanto mulher. Todos os dias precisamos ser resilientes para conciliar todos os pilares da vida, então, ter um momento de reconhecimento dessa força é uma bela forma de homenagear todas”.

Após esse primeiro momento, as mães participaram de uma dinâmica, onde escolheram frases surpresas e fizeram uma breve reflexão sobre o que foi lido. A instrutora do Senac Alagoas, Paula Siqueira, foi uma das primeiras a participar, e falou sobre sua trajetória como mãe. “Sempre quis ser mãe e tentei por muitos anos. Então, ter a oportunidade de comemorar o Dia das Mães, para mim, é uma alegria sem tamanho”, disse Paula.

Com as reflexões ditas, muitas mulheres falaram sobre como a própria mãe foi fundamental no desenvolvimento delas e como essa influência está presente até hoje, na forma como elas criam os filhos, independente da presença física. Kátia de Santana, por exemplo, é pedagoga do Senac no Agreste, e teve o sentimento da maternidade despertado de uma forma diferente, ao se tornar cuidadora do irmão. “Perdemos nossa mãe muito cedo, então costumo dizer que, ao confiar em mim, ele me adotou como mãe e, até hoje, tudo o que eu faço é para proporcionar o melhor que posso a ele, da forma como a minha mãe teria feito caso ainda estivesse conosco”, afirmou Kátia.

Entre lágrimas e abraços de acolhimento, as mães do Senac Alagoas puderam se reconhecer como iguais e encerraram a 2ª edição do Café com Afeto fortalecidas enquanto mães, filhas, irmãs, amigas e profissionais.

Confira as fotos dessa ação acessando o Mural de Fotos no seguinte link: https://al.senac.br/mural-de-fotos/2a-edicao-cafe-com-afeto-do-senac-alagoas.