ARAPIRACA: 2ª edição do Fórum de Aprendizagem no Agreste fomenta a capilarização do programa
Evento reuniu jovens aprendizes, empresários e autoridades no auditório do CEP Agreste (Senac Arapiraca).
Ascom - Senac/AL
Mais do que uma lei, o Programa de Aprendizagem é um investimento das empresas naqueles que representam o futuro do país: os jovens. Para falar sobre a importância do Programa e mostrar os benefícios do mesmo para o estado, o Senac Alagoas realizou, no dia 20 de agosto, no auditório do CEP Senac do Agreste, a 2ª edição do Fórum de Aprendizagem em Arapiraca.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Adeildo Sotero, “em Maceió, já falamos sobre a importância do Jovem Aprendiz para as empresas que buscam incentivar não só a criatividade e a inovação no ambiente corporativo, mas que acreditam e querem fazer a diferença por meio da empregabilidade. Por essa razão, promover o Fórum aqui no Agreste é de suma importância para a sociedade. Precisamos fomentar a capilaridade do Programa de Aprendizagem e levar a oportunidade profissional para todos os alagoanos”.
Para mostrar o talento desses jovens, alunos da Instituição apresentaram diversas manifestações culturais, como uma leitura de cordel, e fizeram uma demonstração do bom uso da tecnologia em sala de aula como fator de desenvolvimento profissional. Jerdson Santos, é atual instrutor do Senac em Arapiraca, foi um jovem aprendiz da Instituição e contou um pouco de sua trajetória. “Há 10 anos buscava uma oportunidade de emprego para ajudar minha família, e foi por meio do Senac que atingi esse objetivo. Fiz um curso PSG, deixei meu currículo no Banco de Oportunidades e logo fui convidado a fazer parte da Aprendizagem. Lá, me apaixonei pela área da gestão e, com todas as orientações que recebi em sala de aula e na vivência prática, ganhei confiança para continuar investindo nos meus estudos. Hoje, posso afirmar que minha vida foi transformada pela educação”, falou Santos.
A importância da educação como fator de crescimento social foi endorsada por Sandro Diniz, Diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas. Segundo ele, “a consolidação do Fórum como um evento estadual anual é crucial para que possamos ampliar as oportunidades que a Aprendizagem proporciona aos jovens alagoanos. Independente da instituição onde ele é ofertado, o Programa precisa ser fortalecido para cumprirmos a cota definida por lei e para levarmos empregabilidade a todos os municípios do nosso estado”.
RODA DE CONVERSA
Após um momento de integração com a inteligência artificial e as novas tecnologias, uma roda de conversa, mediada pela gerente de Educação Profissional do Senac Alagoas, Rafaela Acioli, reuniu autoridade que debateram sobre a Portaria do MTE nº 33.872/13. Participaram do painel Rosely Alves, gerente do CEP do Agreste do Senac Alagoas, Roberta Costa, membro da Comissão da Criança, Adolescente, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência da OAB/AL; Cléa Silva, consultora de Atendimento do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola); Leidiane da Silva Oliveira, chefe da Assessoria Jurídica do MP/Al em Arapiraca; Dra. Viviane Farias, promotora de Justiça do MP/AL em Arapiraca; Dr. Rogério Paranhos, promotor de Justiça do MP/AL; Dr. Alonso Filho, juiz do Trabalho e presidente da 19ª Região Amatra.
Entre os pontos levantados, as autoridades parabenizaram os jovens pela dedicação diária, destacaram os direitos deles e falaram sobre como os aprendizes representam a esperança de um futuro melhor para o país, e para a sociedade. Além disso, o papel das empresas também foi ressaltado como fundamental para a continuidade do Programa de Aprendizagem.
E foram eles, os representantes de empresas, que encerraram o evento ao receberem o “Selo Empresa Amiga da Aprendizagem”. Com identidade visual produzida pelos próprios alunos da Aprendizagem em Arapiraca, o Selo atesta o compromisso das empresas não só com a Lei que rege o Programa da Aprendizagem, mas também com a educação profissional e com o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas.
Confira as fotos clicando aqui.
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM
Desenvolvido pelo Senac Alagoas com a parceria de várias empresas, o Programa de Aprendizagem cria oportunidades para o estudante que está iniciando sua carreira no mercado de trabalho e para as empresas que podem qualificar e desenvolver o seu futuro profissional. O programa é desenvolvido em conformidade com a Lei 10.097/2000 e o Decreto Lei 5.598/2005.
Quem pode ser um Aprendiz?
Aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos (não podendo completar 24 anos no programa), que esteja matriculado e frequentando a escola regular ou ter concluído o ensino médio.
Como é a seleção do Aprendiz?
A empresa é responsável pelo recrutamento e seleção do aprendiz. Após a escolha do candidato, encaminha-o para o Senac, matriculando-o em um dos cursos que seja do interesse da contratante em função da sua área de atuação, observando o dispositivo legal pertinente à aprendizagem e a prioridade conferida aos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos.