Arena do Empoderamento Feminino disponibiliza oficinas profissionalizantes e serviços para mulheres de Maceió
Realizada em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas e o CESMAC, iniciativa do TJ/AL terá edição em Arapiraca, no dia 16 de agosto
Ascom - Senac/AL

Durante a programação do evento, o público atendido teve acesso a oficinas de automaquiagem, armação de turbantes, estratégias de marketing digital, saúde sexual e reprodutiva, crochê e aproveitamento integral de alimentos. A iniciativa contou, ainda, com os serviços de verificação de pressão arterial e glicemia, orientação nutricional, massagem relaxante, corporal e facial, corte de cabelo, além de atendimento médico e nutricional.
A empreendedora Juliana dos Santos, 35 anos, foi uma das mulheres beneficiadas pela ação. Para ela, o evento é uma oportunidade de crescimento profissional. “A meu ver, está sendo de grande valia, porque nós, da comunidade do Vergel, não temos muito acesso ao que está sendo oferecido aqui. Estou participando da oficina de marketing digital, faço canetas decoradas, e sei que essa oficina vai agregar no meu trabalho. No Vergel, muitas mulheres cresceram pensando que vão ‘morrer no sururu’, mas, quando você começa a alçar novos voos, você percebe que tem potencial para ir além”, contou.

Na abertura do evento, a juíza Eliana Machado, coordenadora da Mulher o TJ/AL, enfatizou a importância da rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. “Saibam que estamos aqui, com essa parceria linda, para trazermos dignidade, justiça e beleza, porque nós somos dignas e a dignidade também vem através da beleza”, afirmou. O vice-presidente do TJ/AL, desembargador Orlando Rocha, aproveitou a ocasião para reforçar os canais de denúncia, em casos de violência contra a mulher.
“A campanha Agosto Lilás visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para as denúncias. Lembrem-se do Disque 180, não esqueçam disso. Gritem, falem, reclamem, chamem o apoio. Nós estamos prontos, aptos a protegê-las. Para isso, há uma rede de apoio e proteção às vítimas de violência”, ressaltou Rocha.
Os serviços de delegacia móvel (Polícia Civil de Alagoas), Patrulha Maria da Penha (TJ/AL), biblioteca móvel (BiblioSesc) e de informações e orientações com a Defensoria Pública de Alagoas e o Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) também foram disponibilizados às mulheres. Além disso, houve aulão de dança, recreação infantil e sorteio de brindes.
Presente no evento, o diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, destacou a importância do trabalho em rede. “O Senac atua em parceria com outras instituições e entidades para oferecer educação profissional de qualidade aos alagoanos e, com isso, também possibilita a autonomia financeira de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. A Arena do Empoderamento Feminino vem para fortalecer essas ações, então, o Senac se sente honrado em fazer parte desse movimento”, comentou.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Adeildo Sotero, iniciativas como essa são necessárias ao acolhimento de mulheres em situação de violência. “Agosto é o mês que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher e nada mais significativo do que oportunizar um espaço de conscientização e apoio às mulheres. Esta nova edição da Arena do Empoderamento Feminino valoriza as mulheres do Litoral Norte, trazendo serviços que vão além de orientações jurídicas, de atendimento à saúde e oficinas profissionalizantes. Ela traz o acolhimento que resgata a autoestima dessas mulheres”, enfatizou.
Edição Arapiraca
A Arena do Empoderamento Feminino terá uma edição em Arapiraca, na próxima sexta-feira (16), das 8h às 15h, no Sesc Arapiraca. A programação do evento conta com a oferta de serviços de emissão de documentos, exames médicos, vacinação, oficinas profissionalizantes, atividades recreativas para crianças, entre outras ações.