Alterne entre as áreas

Com acompanhamento da expert, representante alagoano nas Competições Senac de Educação Profissional 2025 reforça treinamento para disputa nacional

Arapiraquense recebeu orientações da expert na ocupação “Cozinha”, Ana Loureiro, de 3 a 7 de junho

icon-calendar 10/06/2025 às 13h38

Ascom - Senac/AL

A rotina de treinamentos do jovem Amarildo Gomes, representante do Senac Alagoas nas Competições Senac de Educação Profissional 2025, ganhou uma convidada especial na última semana. Entre os dias 03 e 07 de junho, o jovem arapiraquense de 20 anos foi acompanhado de perto pela expert da competição na ocupação “Cozinha”, Ana Loureiro, e recebeu diversas orientações para a disputa nacional que ocorre de 18 a 21 de setembro, no Rio de Janeiro.

As competições acontecem a cada dois anos, em diferentes estados do Brasil, e são uma iniciativa do Senac para incentivar a excelência na formação profissional. A disputa envolve participantes das regionais de todo o país. Durante a competição, eles demonstram habilidades técnicas, criatividade e capacidade de solucionar problemas, e vivenciam uma oportunidade única para ampliar redes de contato, trocar experiências com outros estudantes e profissionais, além de aprimorar técnicas com o acompanhamento e a orientação de treinadores e avaliadores.

Ana Loureiro, expert da ocupação "Cozinha" das Competições Senac. (Foto: GMAC Senac/AL)

O Senac Alagoas convidou a expert Ana Loureiro para que ela pudesse avaliar como está sendo o treinamento do Amarildo, e, a partir disso, dar orientações técnicas para otimizar esse preparo para os dias de competição. “Como expert, pra mim é sempre importante estar junto das escolas, vendo de perto o que a competição pode fazer e a transformação que a gente faz na vida dos competidores e da própria escola, o quanto a escola pode absorver de conhecimento e alinhamento”, disse Ana.

A expert ainda destacou as qualidades do representante alagoano para a disputa. “Para a Valessa e para o Amarildo, fica o olhar da expert de alguns processos que podem fazer melhor, ter um competidor multitarefas, e o treinamento traz essa possibilidade. O Amarildo está se desenvolvendo, e a grande vantagem desse competidor é que ele tem uma escuta ativa, está aberto para as informações. A dupla me recebeu muito bem, me senti muito acolhida. Deixei minhas dicas e o que pode ser feito para que o regional de Alagoas tenha um desempenho positivo na competição”, afirmou.

Durante os dias de avaliação, Ana Loureiro acompanhou a forma com que o competidor realiza determinados processos dentro da cozinha, desde o manuseio e higienização dos alimentos até as técnicas de corte, formas de cocção, vestuário e outros aspectos que serão julgados e pontuados durante a avaliação.

Ela explica que a avaliação ocorre de forma categórica, com a presença do chamado “júri cego”, que fica dentro de uma sala fechada e faz uma degustação às cegas. Eles experimentam os pratos sem saber qual foi o competidor responsável por cada um deles, e nessa degustação são avaliados quesitos como: sabor, textura, harmonia, criatividade. Já na pista, o espaço onde os competidores trabalham, há outros avaliadores, os docentes Senac, que foram treinadores durante o preparo para as competições. Eles avaliam o fluxo, organização, higiene, técnica, entre outras obrigatoriedades, para saber se o competidor está fazendo aquilo que foi proposto, que foi cobrado para ser feito, para que todos cheguem num resultado mais justo possível.

De Arapiraca para o mundo

A trajetória do jovem Amarildo Gomes mudou completamente após conhecer o Senac Alagoas e se matricular no curso de Bolos e Tortas. A experiência despertou sua paixão pela gastronomia e abriu as portas para o primeiro emprego, como barista em uma cafeteria local, graças a uma indicação da própria instituição. Desde então, Amarildo mergulhou na área e concluiu outras formações, como Auxiliar de Cozinha e Técnico em Gastronomia.

Agora, Amarildo se dedica integralmente à preparação para representar Alagoas nas Competições Senac de Educação Profissional 2025. Para isso, deixou o trabalho e conta com um time multidisciplinar do Senac ao seu lado: a instrutora de Gastronomia Valessa Guimarães, a psicóloga educacional Neyde Oliveira, a delegada técnica Rafaela Acioli e a equipe técnica do regional, as pedagogas Liliane Azevedo e Niedja Pinheiro.

Valessa, que tem atuado como treinadora do competidor Amarildo, destacou que os treinamentos foram de grande produtividade para o restante da preparação.  “Ela trouxe bastante orientação relacionada ao que estamos estudando e deixa um grande legado para esse finzinho de treino, para estarmos mais focados e mais direcionados. Com esse treinamento, vamos ter um melhor direcionamento para sermos mais assertivos em relação à técnica, empratamento, então essa semana foi extremamente enriquecedora”, ressaltou.

O vencedor da medalha de ouro em cada ocupação ganha o direito de representar o Brasil na grande competição mundial: a WorldSkills, que acontecerá em Shangai, na China, em 2026.