Alterne entre as áreas

CORE/AL e Sirecom/AL celebram Dia do Representante Comercial com palestra de Walter Longo e integração do segmento

Evento foi marcado por homenagens e discussões sobre a inteligência artificial aplicada ao Comércio

icon-calendar 24/10/2025 às 14h10

Ascom - Senac/AL

Em uma noite marcada por homenagens, conhecimento e discussões sobre o mercado, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais de Alagoas (CORE-AL) realizou um evento em celebração ao Dia do Representante Comercial. O evento foi promovido no auditório do Senac Poço, na noite da última quinta-feira (23.10), com apoio do Sindicato dos Representantes Comerciais de Alagoas (SIRECOM-AL), do Conselho Federal de Representantes Comerciais (CONFERE) e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas.

A solenidade reuniu nomes de destaque do setor empresarial alagoano e ficou marcada pela valorização da categoria, além da palestra sobre a Inteligência Artificial aplicada aos negócios de Representação Comercial. Entre as presenças que abrilhantaram a noite, estiveram o presidente do CORE-AL e SIRECOM-AL, Manoel Baía Siqueira Neto, o presidente do CONFERE – Conselho Federal dos Representantes Comerciais, Archimedes Cavalcanti Júnior, e o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Adeildo Sotero, além de diversos representantes comerciais, empresários e autoridades locais.

Noite de homenagens

Manoel Baía ressaltou a importância desse momento de integração entre os atuantes do segmento e a relevância da palestra promovida por Walter Longo. “Nosso objetivo é qualificar os representantes comerciais, incentivando para que usem a inteligência artificial como uma ferramenta aliada. Então, essa é a importância ímpar da palestra, com um palestrante como Walter Longo. Então é isso que o pensamento do Sistema hoje, CONFERE/CORE, e com os agradecimentos e apoio aqui em Alagoas da Fecomércio, do SENAC, do SESC e do Sirecom Alagoas”, disse o presidente.

O evento contou também com a presença do presidente do CONFERE, Archimedes Cavalcanti, que celebrou o mês comemorativo ao representante comercial e a força do segmento no Estado. “O CORE de Alagoas se faz muito representativo, com conexão direta com a categoria. Por isso, hoje é um dia marcante na vida de cada representante comercial, que vai sair daqui muito mais preparado para o futuro”, disse.

A cerimônia ainda foi marcada pela entrega do Troféu Mascate, que homenageia profissionais que se destacam pela contribuição à classe dos representantes comerciais em Alagoas. O Trófeu é alusivo aos antigos caxeiros-viajantes, que eram os representantes comerciais dos tempos antigos.

Os homenageados desse ano foram Maria Deusa Pacheco, Paulo Roberto Santos de Oliveira e o presidente Adeildo Sotero, reconhecidos por suas trajetórias inspiradoras e comprometimento com o desenvolvimento do setor.
Adeildo acumula uma vasta contribuição política e comercial no estado de Alagoas, marcada pelo compromisso com a ética e responsabilidade social.

Em seu discurso de agradecimento pela homenagem, o presidente mencionou o trabalho desempenhado pelo Sistema, e destacou a atuação dos diretores Felipe Dietschi e Carlos Pessoa. “O Sesc e o Senac cumprem o seu papel no estado de Alagoas, fazendo com que as pessoas mudem de vida por meio da educação profissional. Esse é o nosso compromisso”, pontuou.

IA aplicada ao Comércio

Encerrando a noite, o público foi contemplado com uma palestra do renomado especialista em inovação e comunicação, Walter Longo, um dos nomes mais influentes do mercado brasileiro. Longo apresentou reflexões sobre o tema “O impacto da Inteligência Artificial nos negócios de representação comercial e na sociedade”, abordando como as novas tecnologias estão redesenhando as relações comerciais e abrindo caminhos para um futuro mais dinâmico e conectado.

Ele ressaltou que a transformação tecnológica tem impactado diretamente a forma como empresas e profissionais lidam com o trabalho e a produtividade. Nesse contexto, é fundamental que a IA seja o tema central de uma palestra voltada a empreendedores e representantes comerciais, tendo em vista o potencial dessa tecnologia como ferramenta de democratização e inovação para pequenos e médios negócios.

“Diferentemente das tecnologias do passado, que eram caras e complexas, a IA é acessível, simples e, muitas vezes, gratuita. Isso abriu espaço para que empresas de menor porte possam competir em condições semelhantes às grandes corporações, com custos muito mais baixos. Não é apenas uma revolução tecnológica, é um novo jeito de ver o mundo e de se ver dentro dele”, afirmou.

Ainda segundo Longo, a IA tem o poder de devolver tempo ao empresário. “Essa é a primeira vez que um pequeno empresário pode entregar o mesmo nível de serviço de uma grande empresa, mas com uma fração do custo [...] A IA não vai tirar o trabalho de ninguém. O que pode tirar o nosso emprego é alguém usando IA no nosso lugar”, disse ele.