"Educar para a vida vai além do conteúdo formal", defende Arnaldo Mendonça, especialista em Educação no Congredu 2025
Educador com 49 anos de experiência apresentará no congresso do Senac Alagoas métodos práticos para formar alunos com autonomia e protagonismo
Ascom - Senac/AL
Como preparar estudantes não apenas para provas e vestibulares, mas para os desafios reais da vida adulta? Esta é uma das principais questões que o educador Arnaldo Mendonça pretende abordar em sua palestra "Como educar alunos para a vida: criatividade, limites e a Pedagogia da Ternura", no 1º Congresso Interconectivo de Educação, o Congredu, realizado pelo Senac Alagoas
Ao todo, Arnaldo acumula 49 anos de experiência em sala de aula e gestão escolar, e defende que educar para a vida significa ir muito além do conteúdo acadêmico tradicional. "É preparar pessoas de forma integral: com competências profissionais, formação cidadã e, principalmente, desenvolvendo a autonomia", afirma o especialista.
Segundo o educador, existe uma lacuna significativa entre o que se ensina nas escolas e o que a realidade exige dos jovens e é preciso pensar novos modelos de aprendizado. "Grande parte das escolas ainda persiste no modelo tradicional, onde os professores ensinam e os alunos são meros observadores, mas é necessário propor desafios e acreditar que os estudantes são capazes de criar novas soluções para novos problemas. A aprendizagem só se torna significativa, quando os aprendizes enxergam sentido naquilo que está sendo debatido e estudado", aponta Mendonça.
Educar para o futuro
Durante sua participação no Congredu 2025, Mendonça promete compartilhar os aprendizados ao longo de quase cinco décadas na educação. "Pretendemos apresentar experiências testadas na gestão escolar, observando o comportamento dos estudantes e dos pais. Nossa fala é totalmente embasada na convivência com alunos, educadores e familiares", diz.
O diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, Sandro Diniz, também um dos palestrantes do evento, destaca o papel do Senac em entender as demandas e novas exigências do mundo de trabalho contemporâneo. “Enquanto instituição de formação profissional que nós somos, o Senac, precisamos caminhar junto a essa necessidade de mercado. Dados apontam para mudanças drásticas no cenário da educação e instituições produtivas em relação às habilidades exigidas nas diversas áreas", ressalta.
A instituições precisam estar nessa perspectiva de formar novas habilidades, e em sua palestra, denominada “Políticas públicas na educação: perspectivas e desafios para as próximas gerações”, ele vai discutir os principais desafios para garantir qualidade de ensino e oportunidades para as novas gerações, especialmente com a evolução tecnológica que impacta diretamente a sala de aula e os aspectos comportamentais da aprendizagem.
Congresso promove transformação educacional
O 1º Congresso Interconectivo de Educação do Senac Alagoas será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, no Centro de Convenções de Maceió, e contará com diversos especialistas nas áreas de educação e tecnologia. Além da palestra de Arnaldo Mendonça e do Sandro Diniz, o Congredu 2025 contará com muitas outras apresentações que abordam temas contemporâneos da educação, incluindo neurociência aplicada à aprendizagem e metodologias inovadoras de ensino.
Mais informações podem ser encontradas no site congredu.com.br e outros detalhes do evento podem ser obtidos através do telefone e WhatsApp (82) 2122-7858.