Encontro Pedagógico do Senac Alagoas leva conhecimento ao corpo docente da Instituição

Evento tem como objetivo promover a valorização dos instrutores e pedagogos por meio do investimento em educação.

15/04/2024 às 11h55

Ascom - Senac/AL

Referência internacional em educação, Paulo Freire disse: "o educador se eterniza em cada ser que educa". E por acreditar na importância e influência do corpo docente na vida dos alunos, o Senac Alagoas promoveu, por meio da Gerência de Educação Profissional, no dia 12 de abril, um momento de valorização aos instrutores e pedagogos da Instituição. Realizado no Hotel Jatiúca, o 6º Encontro Pedagógico proporcionou aos participantes uma oficina de capacitação sobre o ChatGPT, palestras sobre inteligência emocional e a celebração de 10 anos de implantação do Modelo Pedagógico Senac.

Ao prestigiar o evento, o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Adeildo Sotero, reforçou o compromisso da Instituição com a educação profissional. “A educação transforma o mundo e, por meio do investimento em nossos instrutores e pedagogos, vamos trabalhar juntos para construir uma sociedade mais justa e igualitária por meio do conhecimento”, afirmou ele. De acordo com Felipe Dietschi, Diretor Regional do Senac Alagoas, “é de suma importância reconhecer os nossos instrutores como o cerne da nossa Instituição. Sabemos que não é fácil fazer a educação acontecer, mas, com amor e dedicação, conseguimos transformar a vida dos alagoanos por meio da qualificação profissional há mais de 75 anos”.

Presente no evento, o Diretor Regional do Sesc Alagoas, Carlos Pessoa, destacou a atuação das casas frente ao desenvolvimento do comércio no estado. “Atuei no Senac por muito tempo, então sei da seriedade da Instituição em relação à educação profissional e tenho sempre um enorme prazer ao voltar aqui. Como parte do Sistema Comércio, somos todos agentes de transformação em Alagoas e, trabalhando juntos, de forma sistêmica, podemos avançar de maneira única, fortalecendo o setor do comércio de bens, serviços e turismo”, falou Pessoa.

Durante o evento, os instrutores e pedagogos contaram com a palestra do professor Hugo Monteiro, com a temática “a docência como eixo identitário da prática educativa e a construção do sentimento de pertença”, com a palestra do professor José Maurício Hass Bueno, com o tema “a inerência das habilidades socioemocionais no desenvolvimento das competências”, e com a oficina da Gerente de Qualidade e Inovação do Senac/RN, Priscilla Silveira, com a temática “transformando experiências de aprendizagem com ChatGPT”.

Além disso, o Encontro promoveu contação de história falando do Modelo Pedagógico Senac (MPS) e o Diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, Sandro Diniz, anunciou o edital para uma nova edição do livro Debates Pedagógicos. “Os instrutores são nossa linha de frente, por isso é tão importante retomar o Encontro Pedagógico e nos fortalecermos por meio do cuidado do colaborador. Para tratar seres humanos precisamos, primeiramente, reconhecer a nossa humanidade”, disse Diniz.

O discurso foi endossado pelo professor e palestrante do evento, Hugo Monteiro. Segundo ele, “precisamos entender a fragilidade como uma parte inerente do ser humano e não como uma fraqueza. Se entrarmos em sala de aula com rigidez, vamos enfraquecer a humanidade de nossos alunos e competências profissionais comportamentais não serão desenvolvidas”. Já para José Maurício Hass Bueno, palestrante do evento, “no Brasil, desperdiçamos muito potencial das nossas crianças e, para ajudá-las a desenvolver autonomia profissional precisamos trabalhar, também, as habilidades socioemocionais em sala de aula para que os jovens estejam, de fato, preparados para o mundo do trabalho”.

NOSSO JEITO DE EDUCAR: 10 ANOS DO MODELO PEDAGÓGICO SENAC (MPS)

Durante a última década, o Senac moldou a excelência no ensino e na formação profissional, capacitando milhões de pessoas para os desafios do setor do comércio de bens, serviços e turismo.

O MPS (Modelo Pedagógico Senac) destaca-se pela inovação na organização dos cursos, nos quais a competência é a própria unidade curricular, colocando o aluno como protagonista do processo educativo. Isso se reflete nos planos de cursos de alcance nacional, assegurando uma formação alinhada às exigências do mundo do trabalho em todo o país. Nos espaços de aprendizagem são desenvolvidos os projetos integradores, que articulam as competências do perfil profissional e as marcas formativas, essenciais à formação humana e cidadã.

Juntos, continuaremos transformando vidas e construindo um futuro promissor.