Mês da Mulher: Senac Alagoas promove 2ª edição do EmpoderaDonas para colaboradoras da Instituição
Com oficinas de automaquiagem e rodas de conversa, o evento foi realizado em Maceió e Arapiraca.

Ascom - Senac/AL
Na presença das colaboradoras do Senac Alagoas, a 2ª edição do EmpoderaDonas foi destaque no mês da mulher. Com momentos de troca, cuidado e aprendizado, por meio da Gerência de Marketing e Comunicação, os encontros foram realizados no CEP Carlos Milito (Unidade Poço), em Maceió, no dia 12 de março, e no CEP Senac do Agreste, em Arapiraca, no dia 13 de março.
O sucesso da primeira edição, realizada em 2023, impulsionou a continuidade do projeto, reforçando o compromisso do Senac Alagoas com a valorização e o bem-estar das suas colaboradoras. Segundo a analista da Gerência de Marketing e Comunicação, Rafaella Frazão, essa edição reafirma a dedicação da instituição com o empoderamento das mulheres.
“Mais do que uma celebração, essa iniciativa fortalece a equidade de gênero e incentiva cada colaboradora a reconhecer e exercer seu protagonismo. É gratificante ver o impacto positivo e perceber que estamos contribuindo para uma cultura organizacional cada vez mais justa e acolhedora”, disse Rafaella.
No primeiro momento da ação, o evento incluiu oficinas de automaquiagem, conduzidas por instrutores da própria casa, com o objetivo de incentivar o autocuidado e a valorização da autoestima. Além de aprender técnicas de maquiagem, as participantes foram estimuladas a enxergar esse momento como uma forma de se olhar com mais carinho e atenção no dia a dia.
Já no segundo momento, as mulheres participaram de rodas de conversa com o tema "Mulheres que Inspiram: trajetórias de sucesso na construção de um mundo mais diverso e inclusivo". O bate-papo reuniu convidadas com histórias marcantes, que compartilharam suas experiências de vida, carreira e maternidade.
“Espero que todas aproveitem essa oportunidade de troca de experiências como forma de encorajamento pessoal, para correrem atrás de seus objetivos. Contem sempre com o Senac na trajetória de vocês”, afirmou a diretora de Administração e Serviços do Senac Alagoas, Daniela Freitas.
A programação
Em Maceió, as convidadas da Roda de Conversa foram Aline Omena, fundadora da Casa Tuca, e Edâmara de Araújo Rocha, presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL. Já em Arapiraca, participaram Fabrícia Galindo, assistente social e secretária municipal de Desenvolvimento Social, e Josilda Gomes, policial penal com uma trajetória de destaque no sistema prisional alagoano.
"Só por sermos mulheres, já enfrentamos grandes desafios. Parece que sempre precisamos correr um pouco mais, porque nos dividimos em muitas funções: filhos, casa, trabalho, mercado, além da organização mental de tudo isso. Vejo nesse momento uma oportunidade de troca valiosa, para que possamos enxergar as batalhas que enfrentamos e o quanto somos capazes de superar”, ressaltou Aline.
Para Edâmara, a busca pela igualdade começa com o reconhecimento da própria força. "Para que a mulher alcance a igualdade, é essencial que ela se empodere, e isso acontece por meio do conhecimento e da informação. Quando a mulher toma consciência de seus direitos e de sua força, ela se valoriza, fortalece sua autoestima e, assim, caminha para a inclusão."
A conversa despertou emoção, lágrimas e risos entre as colaboradoras, que passaram a perceber vivências em comum e a reconhecer os desafios compartilhados enquanto mulheres. Além de ouvirem as palestrantes, as participantes também foram incentivadas a dividirem suas próprias histórias, tornando o encontro ainda mais enriquecedor.
“Experiências como essa são muito oportunas. O momento da maquiagem reforça esse zelo que precisamos ter conosco, assim como as discussões promovem reflexões essenciais para que possamos nos fortalecer enquanto mulheres na sociedade, mulheres que têm voz e que desempenham um papel importante no Senac e no mundo”, destacou a participante Susaniquele Mendes, Secretária Escolar do Senac Agreste.
Confira as fotos do evento aqui.