
Projeto do Senac Alagoas realiza doação de 2.500 livros e mobiliza alunos e colaboradores da Capital e Interior
Além dos exemplares doados pela instituição, outros 400 foram trocados entre os participantes durante a ação realizada no CEP Carlos Milito e Agreste
Ascom - Senac/AL
O incentivo à leitura foi um dos marcos do Senac Alagoas nesse mês de outubro, com o projeto “Troca de Livros, Conhecimento e Sustentabilidade”, realizado na capital e no interior. O projeto teve como objetivo estimular a troca de saberes por meio do compartilhamento de livros e experiências literárias e ocorreu nos Centros de Informação e Conhecimento (CICs) do CEP Carlos Milito, em Maceió, entre os dias 1 e 3 de outubro, e em Arapiraca entre os dias 8 e 10 de outubro, no CIC do CEP Agreste.
Além das trocas de livros, o projeto ainda contou com a doação de 2.500 títulos de diversos segmentos nas duas unidades, como gestão, negócios, hotelaria, gastronomia, comunicação, entre outros. O evento ainda buscou desenvolver habilidades técnicas e sustentáveis com a exposição de artes em papel machê, promovendo a reflexão crítica sobre o consumo e o meio ambiente.
Iniciativa pelo conhecimento
A Gerente de Educação e Produtos, Rafaela Acioli, explicou que o projeto vem sendo realizado pela Biblioteca desde 2019 e foi recentemente reestruturado para se alinhar ao Modelo Pedagógico Senac (MPS), às Marcas Formativas Senac e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo ela, essa é uma ação educativa e cultural com foco na valorização da leitura, práticas sustentáveis e integração pedagógica.
Para a Analista de Educação do Senac Alagoas, Jane Barros, que atuou diretamente na concepção e realização da ação, o projeto tem cumprido seu propósito ao incentivar a leitura, promover o compartilhamento de saberes e estimular a consciência sobre o consumo responsável e a sustentabilidade. “Mais do que uma simples troca de livros, a ação proporcionou encontros, aprendizado e fortalecimento da comunidade no Senac. A experiência evidencia o poder transformador da educação quando unida à colaboração, à criatividade e ao compromisso com o meio ambiente. No CIC Carlos Milito, já estamos na quinta edição do projeto e na segunda edição no Senac Agreste, o que confirma seu crescimento e impacto positivo. Espero que possamos continuar ampliando essa rede que inspira mais pessoas a ler, trocar e transformar conhecimento em atitude”, disse a analista.
A Analista de Educação do Senac Alagoas, Liliane Torres, avaliou que participar da Troca de Livros, Conhecimento e Sustentabilidade foi uma experiência muito significativa. “Foi emocionante perceber nas falas dos alunos, o quanto esse momento representou mais do que uma simples troca de livros, foi a oportunidade de acesso, de pertencimento e de valorização da leitura. Muitos relataram o desejo de ler e a dificuldade em ter livros disponíveis, o que tornou essa ação ainda mais simbólica e necessária dentro da instituição”, declarou.
Leitura democrática
Um dos destaques do evento foi possibilitar um maior acesso à Literatura por meio da doação dos exemplares e, dessa forma, contribuir com a formação do conhecimento e senso crítico nos alunos e colaboradores mantendo viva a missão educativa e transformadora do Senac.
Daniele Santana, aluna do curso de Assistente de Recursos Humanos da Unidade Agreste, foi uma das alunas que parabenizaram a ação. “Gostei muito dessa proposta de fazer doações e trocas de livros para quem não tem muita oportunidade de fazer essas compras, porque geralmente os livros são bem caros. Eu escolhi alguns livros de design gráfico, gestão de pessoas e fotografia, que é uma área que eu gosto bastante. Fiquei até impressionada que tinha alguns livros mais diversos”, disse.
A todo, foram 167 participantes envolvidas em Arapiraca e Maceió. A partir dessa alta adesão e aprovação dos alunos, a ideia para as próximas edições é que o projeto seja mantido e até expandido. Assim, o evento poderá continuar sendo um espaço de troca, aprendizado e valorização do conhecimento coletivo, fortalecendo o vínculo entre os alunos e a instituição.
Confira a cobertura das ações aqui: