
Sabores que transformam! Mais de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas com cursos do Senac Alagoas
Programa “Sabores que Transformam” une instituições em prol da transformação socioeconômica do estado.
Ascom - Senac/AL
O filósofo e educador brasileiro, Paulo Freire, afirmou que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. E é por acreditar no poder de transformação da educação que o Senac Alagoas, em parceria com o Governo de Alagoas – por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) - Sebrae e Solar Coca-Cola, se uniu ao projeto “Sabores que Transformam”.
Com a assinatura de consolidação do projeto assinada na manhã desta quarta-feira (3.9), no Palácio do Governo de Alagoas, o programa promete beneficiar 260 mulheres em situação de vulnerabilidade social com mais de 10 cursos profissionais de Gastronomia. Dessa forma, a Instituição entende que mais do que a qualificação, essas mulheres vão conquistar autonomia e independência financeira.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Adeildo Sotero, “esse é um momento muito importante porque estamos levando conhecimento e capacitação para quem mais precisa. É com esse trabalho que conseguimos transformar realidades”.
O diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, também esteve presente na solenidade de assinatura que consolidou o projeto e disse que “ao levarmos essas mulheres para o nosso Centro de Gastronomia e ofertar esses cursos, acreditamos que estamos contribuindo para que elas melhorem de vida e levem dignidade a toda a família”.
Projeto Sabores que Transformam
O projeto “Sabores que Transformam” tem como objetivo promover inclusão social e geração de oportunidades por meio da gastronomia. A iniciativa ofertará cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade, capacitando-as com técnicas práticas e conhecimentos essenciais para atuação no setor. Mais do que desenvolver habilidades culinárias, o projeto busca fortalecer a autoestima, incentivar o empreendedorismo e abrir caminhos para a independência financeira e a transformação de vidas.
“Muitas mulheres saem do mercado de trabalho por não terem uma rede de apoio. Por meio desse projeto, esperamos devolver a elas um pouco de dignidade para que todas se sintam capazes e consigam se reposicionar como profissionais qualificadas”, concluiu Alice Beltrão, secretária da Sedics.
São parceiros do projeto: Centro de Defesa dos Direitos da Mulher – CDDM, Sebrae Alagoas, SEDICS - Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, Senac Alagoas e Solar Coca Cola.