
Senac Alagoas celebra o Dia do Aprendiz com histórias de sucesso inspiradoras e atividades especiais em Maceió e no Agreste
Programação contou com depoimentos de ex-aprendizes, dinâmicas de integração e homenagens.

Ascom - Senac/AL
Nos dias 23 e 24 de abril, o Senac Alagoas promoveu uma programação especial em comemoração ao Dia do Aprendiz, celebrado oficialmente no dia 24 de abril. As atividades foram realizadas nas unidades de Maceió e do Agreste, reunindo turmas de jovens aprendizes de diversas áreas para momentos de aprendizado, inspiração e confraternização.
Durante o evento, jovens que participaram do Programa de Aprendizagem e que hoje trilham carreiras de sucesso compartilharam suas histórias. Foram depoimentos emocionantes e, além das palestras, os participantes foram presenteados com mensagens de incentivo acompanhadas de chocolates.
MACEIÓ
A ex-aprendiz Miriã Duarte abriu as palestras no primeiro dia de programação de Maceió, no CEP Carlos Milito (Unidade Poço). A jovem de 18 anos ainda estava no ensino médio quando iniciou sua jornada com o curso de Qualificação em Serviços de Supermercado. Ela foi contratada pelo Supermercado Nobre, no bairro da Ponta Verde, e trabalhou no setor de perecíveis, até que conseguiu uma oportunidade na área de Recursos Humanos e encontrou sua vocação.
“A experiência do curso foi transformadora. Os instrutores trabalharam muito a motivação e o nosso psicológico, o que foi decisivo para mim. Desenvolver o lado da inteligência emocional, saúde e bem-estar me tornou outra pessoa. A Miriã de antes jamais estaria aqui palestrando para vocês”, afirmou a Assistente de Recursos Humanos.
Outro destaque foi o depoimento de Josué Nascimento, de 24 anos, que iniciou sua trajetória no Senac em 2015, com o curso de Operador de Computador. A formação o ajudou a conquistar seu primeiro emprego, no Hospital Arthur Ramos. Em 2017, ele ingressou no Programa de Aprendizagem e cursou Assistente Administrativo em Instituição de Saúde Hospitalar, seu segundo curso no Senac Alagoas.
Ao longo de sua caminhada, Josué decidiu mudar de área, mas continuou atuando no mesmo local. Sua dedicação o levou a ser promovido e hoje ele segue construindo sua carreira, agora como Assistente Administrativo no setor de Qualidade. Já são oito anos de comprometimento à mesma instituição, marcados por crescimento profissional e reconhecimento.
“Ainda carrego os ensinamentos dos meus instrutores: Alcilene, Valdemir, Diogo, entre outros. Minha trajetória profissional foi fortemente influenciada pelas minhas experiências no Senac. A base que tive foi fundamental, realmente consigo enxergar meu desenvolvimento”, ressaltou Nascimento.
A gerente do CEP Carlos Milito, em Maceió, Munike Israel, reforçou a importância do Programa de Aprendizagem. "É por meio dele que muitos jovens, às vezes em situação de vulnerabilidade, conseguem acessar o mercado de trabalho, graças a uma formação de qualidade e o apoio para que eles alcancem seus sonhos. Fomentar mentes jovens, criativas e atualizadas fazem parte da missão do Senac”, afirmou Munike.
AGRESTE
Na Unidade do Agreste, as atividades começaram com uma recepção acolhedora, incluindo música, mensagens e chocolates. Em seguida, foram exibidas homenagens, valorizando a dedicação, o esforço dos aprendizes, e dinâmicas interativas, que promoveram um ambiente de celebração e reflexão.
“Comemorar é importante porque valoriza o protagonismo desses jovens. Esse momento reforça, para eles, que o futuro já começou e que, ao enfrentarem os desafios com dedicação e vontade de crescer, estão construindo bases sólidas para o sucesso de amanhã”, destacou a psicóloga educacional do Senac Alagoas, Neyde Falcão.
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM
O Programa Jovem Aprendiz é legislado pela Lei 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto Nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, que determina que empresas de médio e grande porte devem cumprir a cota de aprendizagem, que varia entre 5% e 15% do total de seus funcionários em funções que demandam formação profissional.
Dessa forma, é necessário que a empresa indique o adolescente com idade entre 14 e 24 anos (completados antes do término do curso), que esteja cursando o Ensino Fundamental (a partir da 6ª série) ou Ensino Médio para uma instituição de educação profissional, garantindo que jovens tenham acesso a oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho.
Confira os registros das comemorações abaixo.