Alterne entre as áreas

Senac Alagoas conquista legado de aprendizado e fortalecimento institucional nas Competições Senac 2025

Estado foi representado pelo jovem Amarildo Gomes, natural de Arapiraca; expectativa é aumentar número de competidores para as próximas edições

icon-calendar 23/09/2025 às 15h42

Ascom - Senac/AL

Após dias intensos de pressão, corrida contra o tempo e muita torcida no Rio de Janeiro, o Senac Alagoas concluiu sua participação nas Competições Senac 2025, realizadas entre os dias 18 e 21 de setembro. Com uma delegação composta por mais de 20 membros, a experiência reforçou o compromisso da instituição com a excelência na formação profissional e deixou como legado o fortalecimento técnico, pedagógico e institucional para as próximas edições do evento.

Representando o estado na ocupação Cozinha, o jovem arapiraquense Amarildo Gomes, de 20 anos, vivenciou dias desafios técnicos, avaliados por especialistas de todo o Brasil e acompanhados de perto pela delegação alagoana. As provas envolveram elaborar e servir pratos criativos e inovadores, com ingredientes exóticos e num curto prazo, preparos que deviam encantar o paladar do júri, além de seguir todos os fundamentos técnicos e de higiene exigidos numa cozinha profissional.

Vida transformada

O diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, Sandro Diniz, destacou que a participação de Amarildo já representa um ganho para o Regional. “Estamos levando para o nosso DR Alagoas a experiência das competições, para trazer novas práticas e fortalecer as nossas práticas pedagógicas. O Amarildo é o nosso vencedor por levar a medalha da competência pela sua dedicação, entusiasmo e garra em todas as etapas vivenciadas aqui nas Competições. Ele é o nosso campeão”, disse.

Para Gomes, participar das Competições representou um divisor de águas em sua trajetória profissional e pessoal. “Eu acredito muito em propósito, e estar lá naqueles 3 dias foi um grande propósito de vida, de superação, de preparação, de experiência, de vivência, de força e acima de tudo: coragem não ter desistido em nenhum momento de fraqueza ter participado foi um grande avanço de vida pra mim, pra mostrar que sou capaz e que o medo e a ansiedade podem te bloquear e te fazer perder momentos incríveis”, afirmou o competidor.

Ainda segundo ele, a experiência foi transformadora porque, de início, cogitou não participar por se sentir incapaz, mas hoje enxerga a grande oportunidade que seria perdida. “Eu teria me arrependido de não ter participado desse grande momento na minha vida. Foi um momento de grande troca entre os competidores e avaliadores, fiz amizades incríveis com competidores da minha ocupação e de outras também, com avaliadores, com chefes de oficina. Não trouxe nenhuma medalha para meu estado, mas trouxe comigo experiência, força, coragem, determinação e superação”, destaca.

Legado para o Senac Alagoas

Além de Amarildo, a delegação alagoana contou com docentes avaliadoras, pedagogas, psicóloga e gestores de unidades, compondo uma equipe multidisciplinar que deu suporte técnico e emocional durante todos os dias da competição. Estiveram presentes a Delegada Técnica das Competições Senac em Alagoas, Rafaela Acioli; a Gerente da Unidade Agreste do Senac Alagoas, Rosely Alves; o Gerente de Relacionamento do Senac Alagoas, João Paulo Barbosa; a Gerente do CEP Carlos Milito, Munike Israel; a Gerente da Unidade de Gastronomia e Turismo, Tina Purcell; a Gerente de Programas Sociais, Natália Marques; a Gerente de Marketing e Comunicação, Cristiane Calaça.

Também participaram do evento a docente Avaliadora na ocupação “Cozinha” e treinadora do competidor, Valessa Guimarães; a docente avaliadora na Ocupação “Cuidados de Saúde e Apoio Social”; e a docente avaliadora da ocupação “Recepção de Hotel”, Anna Paula Borges; além das analistas Liliane Azevedo e Niedja Eisnhower e da psicóloga Neyde Falcão.

Ainda marcaram presença o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Adeildo Sotero, e os diretores do Senac Alagoas: Felipe Dietschi, Sandro Diniz, Daniela Gaia e Vagner Cavalcanti. A participação da delegação garantiu que cada etapa fosse acompanhada de perto e contribuiu para que o aprendizado adquirido seja multiplicado dentro do regional.

Sotero ressaltou o impacto direto que iniciativas como essa têm para o setor de gastronomia em Alagoas, especialmente diante do crescimento do trade turístico no estado. “Alagoas é um pólo turístico. Precisamos estar constantemente evoluindo nosso atendimento e serviços, então é fundamental essa participação da nossa equipe e do Amarildo, porque vai trazer melhorias para o nosso Sistema”, pontuou o presidente.

Olhar para o futuro

As Competições Senac acontecem a cada dois anos e são consideradas a maior vitrine de talentos da educação profissional no país. Para o Senac Alagoas, o encerramento desta edição é também o início de um novo ciclo: preparar novas gerações de competidores e continuar transformando vidas por meio da Educação Profissional de excelência. Os medalhistas de ouro vão representar o Brasil na maior competição de Educação Profissional do planeta, a WorldSkills Competition, que será realizada em Xangai, em 2026. As ocupações concorrentes no mundial são: Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Florista, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante e Estética e Bem-estar.

O diretor regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, avaliou que o Senac Alagoas retorna ainda mais preparado e alinhado para os próximos desafios. “Para a próxima edição, temos a expectativa de estar participando com mais competidores, em mais ocupações, para que a gente leve esse legado para o nosso estado. É uma experiência que traz um compartilhamento de boas práticas, uma qualidade no processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou o diretor.