Senac Alagoas e Sesau promovem oficina culinária para cuidadores de autistas

Ação foi realizada no Centro de Gastronomia do Senac Alagoas, em Maceió.

06/05/2024 às 11h05

Site “A Notícia Alagoas”

Na última segunda-feira, 29.4, o Senac Alagoas e a Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência (Suped), por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveram a 2ª Oficina Culinária para Responsáveis por Pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). O evento foi realizado no Centro de Gastronomia do Senac Alagoas, em Maceió, e teve como objetivo orientar os cuidadores sobre a preparação de alimentos para quem tem autismo, visando melhorar a qualidade de vida dessas pessoas no dia a dia.

A oficina contou com a participação de pais, responsáveis legais e profissionais das áreas da saúde e educação que lidam diretamente com crianças, jovens e adultos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. A supervisora técnica da Suped, Alicya Teotônio, ressaltou a importância do evento em elevar a experiência alimentar das pessoas com autismo, que muitas vezes apresentam seletividade alimentar.

Durante a oficina, a gastrônoma Polianny Gusmão ministrou atividades práticas e teóricas, enfatizando a importância de adaptar as receitas para atender às necessidades específicas desse público, garantindo uma alimentação adequada e contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Ana Lúcia, mãe de uma jovem com autismo, compartilhou suas dificuldades em alimentar sua filha e destacou a importância de aprendizados como os oferecidos na oficina.

A analista do Centro de Educação Profissional de Gastronomia e Turismo do Senac, Sandra Lyra, apoiou a iniciativa e acredita que a experiência compartilhada na oficina pode contribuir significativamente para melhorar a vida das pessoas com autismo. Além disso, a gastrônoma Polianny Gusmão destacou que a abordagem alimentar deve ser individualizada, levando em consideração as preferências e restrições de cada indivíduo diagnosticado com TEA.

Com base nos depoimentos dos participantes e dos colaboradores envolvidos, a 2ª Oficina Culinária para Responsáveis por Pessoas com Transtorno de Espectro Autista foi um sucesso, proporcionando conhecimento, troca de experiências e aprendizado sobre a importância da alimentação adequada para indivíduos com essa condição.