Alterne entre as áreas

Senac Alagoas recepciona jovens e empresas no Mutirão da Aprendizagem

Evento foi realizado na última quarta-feira (4.2), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

icon-calendar 05/02/2026 às 13h26

Ascom - Senac/AL

O Programa Jovem Aprendiz, como instrumento central de transformação social, foi o tema do Mutirão da Aprendizagem, realizado na última quarta-feira (4.2), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL), o evento reuniu empresas, órgãos públicos e instituições formadoras — como o Senac Alagoas — para dialogar sobre a legislação que regulamenta o programa, a obrigatoriedade do cumprimento das cotas pelas empresas e a importância de uma atuação integrada para que toda a sociedade seja beneficiada por essa política pública.

De acordo com a Procuradora do Trabalho, Dra. Cláudia Soares, o Mutirão representa um esforço coletivo em prol da inclusão. “Esse evento não é apenas do MPT, ele é de todos que valorizam e acreditam na Aprendizagem. Essa ação, portanto, fala sobre união, esperança e inclusão. As vagas aqui discutidas não representam apenas postos de trabalho, mas narrativas de vida e um resgate à cidadania”, afirmou.

Segundo dados do painel de informações do Cadastro Nacional da Aprendizagem Profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego, Alagoas possui 9.686 empregadores sujeitos à cota legal do programa, com potencial para ofertar 10.936 vagas de aprendizagem. No entanto, apenas 6.643 vagas estão atualmente ocupadas, o que corresponde a 64,74% de cumprimento da legislação.

Para a gerente de Programas Sociais do Senac Alagoas, Natália Marques, a Aprendizagem vai além da exigência legal. “A Aprendizagem é uma política pública prevista em lei federal que promove inclusão e empregabilidade. Para o Senac, porém, ela representa a oportunidade de transformação de vida para os jovens e, ao mesmo tempo, uma estratégia de desenvolvimento para as empresas”, destacou.

Mutirão da Aprendizagem

Durante a ação, as empresas participantes puderam aproveitar o estande do Senac para tirar dúvidas sobre como encaminhar aprendizes para os cursos de qualificação. Já os jovens entregaram seus currículos e participaram de ativações promocionais no espaço, como o Quiz da Aprendizagem. “Sou Aprendiz desde 2025, então falo com propriedade sobre esse Programa e sobre como ele é uma oportunidade que faz a diferença na nossa vida ao nos proporcionar uma vivência que nos desenvolve como profissional e como pessoa”, disse Mayssa da Silva, aprendiz do Senac Alagoas.

O diretor de Gestão Estratégica do Senac Alagoas, Vagner Gusmão, ressaltou a importância do mutirão como estímulo à ampliação do programa no estado. “Como instituição formadora, o Senac não poderia deixar de participar desse momento. Nosso objetivo é contribuir para que mais jovens sejam inseridos no mundo do trabalho e para que essas mais de duas mil vagas em aberto cheguem a quem mais precisa”, concluiu.

O Mutirão da Aprendizagem é uma realização do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, da Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, integrando o projeto nacional do MPT “Estímulo à Aprendizagem Profissional”.

Para saber mais sobre o Programa Jovem Aprendiz, acesse: https://al.senac.br/jovem-aprendiz.