Senac e Sumese: Jovens em medidas socioeducativas participam de aula inaugural do Programa de Aprendizagem
Evento contou com a participação de instituições parcerias.
Ascom - Senac/AL
Mais do que uma ação educacional, o Programa de Aprendizagem é um dos pilares do Senac e oportuniza a transformação de vidas por meio da qualificação profissional. Com esse propósito, o Senac Alagoas firmou parceria com a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) para levar formação profissional a 21 jovens que cumprem medidas socioeducativas, por meio do curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos.
A aula inaugural do curso foi realizada na manhã desta terça-feira (3.2), na sede da Sumese, e contou com a presença das empresas que contrataram os jovens, além de instituições parceiras, como o Ministério Público de Alagoas (MP/AL), o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL) e a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev/AL).
De acordo com o secretário da Seprev, Ricardo Dória, a educação é um instrumento fundamental no processo de prevenção à violência. “Desde que comecei a atuar na Seprev, sempre defendi que a educação deve ser prioridade quando falamos em prevenção à violência. Enquanto eu estiver à frente da Secretaria, esse continuará sendo um eixo central das nossas ações”, afirmou.
Já o superintendente da Sumese, coronel Marcos Sérgio de Freitas Santos, destacou a importância da articulação institucional para a viabilização do programa. “Ofertar esse curso dentro da Sumese só foi possível graças à sensibilidade dos gestores públicos, à parceria entre as instituições envolvidas e ao empenho da nossa equipe técnica. Agradeço a todos que contribuíram e espero que, em breve, possamos ampliar essa oportunidade para ainda mais jovens”, ressaltou.
Programa de Aprendizagem
Destinado a pessoas com idade entre 14 e 24 anos, o Programa de Aprendizagem oportuniza aos jovens a entrada no mercado de trabalho e beneficia as empresas com mão de obra qualificada e criativa. Para a gerente de Programas Sociais do Senac Alagoas, Natália Marques, a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a inclusão social. “Para nós, que fazemos parte do Senac Alagoas, é uma grande satisfação contribuir com a formação profissional e com a transformação de vidas desses jovens. Agradeço também a todos os parceiros que se empenharam para a concretização desta turma e parabenizo os participantes por abraçarem essa oportunidade”, destacou.
Presente no evento, o auditor-fiscal do trabalho, Leandro Carvalho, ressaltou a relevância do Programa de Aprendizagem para a sociedade e para o mundo do trabalho. “Ser jovem aprendiz é usufruir de direitos historicamente conquistados. Fazer parte desse programa é fortalecer essas conquistas e contribuir não apenas para o próprio futuro, mas para o futuro de todo o país”, concluiu.
Participaram do evento o secretário da Seprev, Ricardo Dória; o superintendente da Sumese, coronel Marcos Sérgio de Freitas Santos; o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho; a promotora de Justiça do MP/AL, Marília Cerqueira; o auditor-fiscal do trabalho, Leandro Carvalho; e a gerente de Programas Sociais do Senac Alagoas, Natália Marques.
