Alterne entre as áreas

Talento sertanejo: Instrutor do Senac Alagoas é um dos estilistas presentes no Renda-se 2025

Alano Rocha e alunas da Instituição se uniram para produzir uma coleção exclusiva, que será apresentada no maior evento de Moda de Alagoas.

icon-calendar 09/09/2025 às 11h56

Ascom - Senac/AL

Mais do que roupas e acessórios, a Moda é arte, expressão, personalidade, criatividade e cultura. E foi para celebrar as pessoas que fazem a Moda Alagoana acontecer que o “Renda-se Moda Festival” foi criado. Em sua 5ª edição, o evento vai reunir, nos dias 18 e 19 de setembro, no Espaço Armazém, estilistas, modelos e entusiastas da Moda autoral que valorizam o artesanato e o “feito à mão”.

O estilista e instrutor do Senac Alagoas, Alano Rocha, natural do sertão alagoano – Santana do Ipanema, é uma dessas pessoas. Segundo ele, “o Renda-se se tornou um dos maiores projetos de Moda do Nordeste ao mostrar os novos criativos e acreditar nas potências de Alagoas, com o filé como carro-chefe, mas mostrando também a riqueza da singeleza e o bordado livre”.

Participante do Festival pela segunda vez, o estilista falou sobre como é unir a confecção da coleção à atividade de docente. “Estou muito feliz e realizado com essa construção e, principalmente, com o apoio do Senac, que é primordial e possibilita que eu leve essa experiência às minhas alunas. Três delas estão trabalhando comigo na construção da coleção e consigo vê-las evoluindo como costureiras e modelistas durante todo o processo”, contou ele.

Para Alano, a possibilidade de unir seus dois trabalhos em um único projeto torna o aprendizado ainda mais rico. “Para mim, como estilista e professor, só faz sentido trabalhar se for dessa forma, com o apoio das minhas alunas, e estendendo a elas a oportunidade de crescimento profissional para além da sala de aula”, afirmou Rocha.

Graciela Souza é aluna do curso de Modelista do Senac Alagoas e uma das auxiliares do docente.  De acordo com ela, “enquanto aluna, estamos indo além do aprendizado da máquina, estamos explorando costuras manuais e expandindo a visão que temos da Moda. Poder contribuir com um festival tão grande, ainda como estudante, é uma oportunidade única, e já me sinto mais preparada para o próximo desafio”.

Projeto Renda-se

O Projeto Renda-se nasceu para transformar o cenário da moda em Alagoas, unindo tradição e inovação. Em cinco anos, consolidou-se como um movimento de grande impacto, valorizando o feito à mão, resgatando saberes culturais e fortalecendo a identidade alagoana por meio da moda. Mais do que uma iniciativa criativa, o Renda-se tem promovido transformação social e econômica, impulsionando talentos e fortalecendo a moda local. Investir no feito à mão é investir na economia criativa, na tradição e no futuro da moda alagoana.