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- Detalhes do Curso
Técnico em Segurança do Trabalho
Local do Curso:
Centro de Educação Profissional do Agreste
Horários:
Segunda-feira a Sexta-feira (19:00 às 22:00)
Carga Horária:
1200h
Valor:
R$ 4.800,00
Sigla / Edital:
002/2025
Perfil profissional:
O técnico em segurança do trabalho é responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho. Atua no setor público ou privado. Desempenha suas atividades por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo, como empregador ou como integrante de equipes multiprofissionais. Atua com profissionais de diferentes setores da organização, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a integridade física, mental e psicossocial do trabalhador. Pode promover ações que envolvam o uso de novas tecnologias, melhorias e otimizações nos processos de trabalho e que favoreçam o empreendedorismo. O profissional técnico em segurança do trabalho habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação integra o eixo tecnológico Segurança, segmento de Segurança. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, e por Portarias[1] específicas. A seguir, as competências que compõem o perfil do técnico em segurança do trabalho. Promover as políticas de saúde e segurança do trabalho. Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos. Monitorar riscos ocupacionais. Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes. Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho. Implantar os programas de saúde e segurança do trabalho. Gerenciar situações de emergência de primeiros socorros. Gerenciar situações de emergência e prevenção de incêndio. Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho. Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho. Auxiliar na gestão integrada nas organizações. [1] Portaria 671, de 8 de novembro de 2021, que “Regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho”.