Alunos do Senac Alagoas promovem 3ª edição do Concurso de Culinária Junina com foco na sustentabilidade

Evento foi realizado pela turma Técnico em Eventos, no Centro de Gastronomia da Instituição.

21/06/2024 às 13h51

Ascom - Senac/AL

Inovação e tradição podem andar juntas. E foi com o objetivo de unir esses dois princípios que os alunos do curso Técnico em Eventos do Senac Alagoas promoveram, na última quinta-feira (20.6), no Centro de Gastronomia da Instituição, a 3ª edição do Concurso de Culinária Junina. Além de fomentar a valorização da cultura nordestina, o evento destacou a sustentabilidade ao colocar esse quesito como um dos pontos de avaliação dos pratos apresentados.

De acordo com a instrutora responsável pelo evento, Alcilene Vieira, “o Senac incentiva a aprendizagem prática dos alunos por meio da promoção de eventos como esse. Ao realizar o concurso do início ao fim, os alunos aprendem a prática do pré-evento, evento e pós-evento. Além disso, também incentivamos um olhar inovador ao setor e, por isso, eles escolheram trabalhar com o tema da Gastronomia sustentável”.

Aluna da turma organizadora do evento, Tayna Rairis, ressaltou no cerimonial que “nesta edição o concurso traz à tona a temática sustentabilidade e inovação alinhadas à tradição junina gastronômica por entender a real importância dessas áreas no oferecimento de uma nutrição saudável e de uma agricultura responsável, com o aproveitamento total dos alimentos”. Maryland Gomes, aluna da mesma turma, chamada “Sururu Eventos”, afirmou que “a realização do nosso primeiro evento é um misto de expectativa recheada de nervosismo, mas também tem bastante comprometimento para que possamos proporcionar um momento único e agradável aos participantes e jurados convidados”.

3ª EDIÇÃO CONCURSO DE CULINÁRIA JUNINA

Para se inscrever no concurso, os participantes enviaram a ficha completa do prato que seria feito por meio de um formulário on-line. Durante o Concurso, os cozinheiros tiveram meia-hora (30 minutos) para finalizarem os pratos, que foram julgados de acordo com os seguintes critérios: sabor, inovação, apresentação, técnica, organização e sustentabilidade (aproveitamento integral do alimento).

Confira a classificação final dos participantes:

  • 1º lugar – Dilson Edson da Silva Albuquerque, com a torta de milho verde acompanhado do chá de cabelo de milho
  • 2º lugar – Rubia Castanha da Silva Costa, com o bolo pamonha e cobertura de fondue de queijo com geleia de pimenta
  • 3º lugar - Rafael Silva dos Anjos, com caldo de milho com frango

O júri foi composto pela vice representante da turma “Sururu Eventos”, Raquel Vieira; analista de Gastronomia do Senac Alagoas, Sandra Lyra; analista da Gerência de Educação Profissional do Senac Alagoas, Munike Israel; responsável técnica de Gastronomia do Senac Alagoas, Amanda Calheiros; Gerente de Gastronomia e Turismo do Senac Alagoas, Tina Purcell; e a convidada especial, Mãe Neide Oyá D’Oxum, Patrimônio vivo do estado e Embaixadora da gastronomia Brasileira.

Confira as fotos clicando aqui.