COMEMORAÇÃO: Senac completa 76 anos transformando as vidas dos alagoanos

Instituição de educação profissional tem reconhecimento nacional e a confiança da população e do mundo do trabalho.

21/03/2024 às 11h28

Ascom - Senac/AL

Ética, transparência, inovação, sustentabilidade, diversidade e transformação social. No dia 21 de março, o Senac comemora seus 76 anos de atuação em Alagoas e reforça seus valores para a sociedade. Com a missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, a Instituição acredita no poder transformador da educação e busca oferecer soluções para a população, para as empresas e para o mundo do trabalho.

Esse compromisso pode ser visto com a capilaridade dos serviços da Instituição que, apenas nos últimos 5 anos, atendeu 41 municípios por meio de parcerias e cinco unidades móveis nas seguintes áreas: Beleza, Saúde, Comércio/Gestão/Tecnologia da Informação e Hospitalidade/Gastronomia.

Nesse mesmo período, o Senac Alagoas realizou mais de 63 mil matrículas em 260 títulos nas áreas de Artes, Asseio, Conservação e Zeladoria, Beleza, Comércio, Design, Educação, Eventos, Gastronomia, Gestão, Idiomas, Lazer, Meio Ambiente, Moda, Saúde, Segurança, Tecnologia da Informação (TI) e Turismo.

De acordo com o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Adeildo Sotero, “a educação é a chave para o desenvolvimento. E foi para cumprir essa missão de educar profissionalmente para o setor do comércio de bens, serviços e turismo que o Senac foi criado. Em Alagoas, esse serviço é cumprido com maestria e impulsiona o crescimento econômico e social em todo estado. Por isso, parabenizo a Instituição pela atuação que desempenha há 76 anos”.

Para o Diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, “entre as centenas de colaboradores que temos e os milhares de alunos que atendemos, conseguimos, por meio da educação profissional, transformar a realidade de famílias e de empresas que buscam fazer a diferença com a empregabilidade. No nosso aniversário, comemoramos, portanto, o marco dos 76 anos com todos os alagoanos”.

Irmãos em compromisso social com os trabalhadores do Comércio, o Sesc Alagoas compartilha o mesmo mês de aniversário com o Senac. “O Senac está de parabéns por ser referência, há mais de sete décadas, em educação para o trabalho, criando oportunidades de acesso a cursos de qualificação, aperfeiçoamento e habilitação técnica. Com esse foco, ao lado da Federação e do Sesc, o Senac tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico do estado e isso é motivo de orgulho, sobretudo para aqueles que integram o Sistema Comércio em Alagoas”, afirmou o Diretor Regional do Sesc Alagoas, Carlos Pessoa.

Conheça a história da Instituição:

PROGRAMAS SOCIAIS

A responsabilidade social é uma das diretrizes da Instituição, que desenvolve projetos de inclusão beneficiando milhares de pessoas na capital e no interior do estado. O PSG (Programa Senac de Gratuidade) amplia o compromisso da Instituição com o desenvolvimento do país ao democratizar o acesso à educação profissional, oferecendo aos alagoanos vagas gratuitas em diversos cursos, da formação inicial ao nível técnico.

Já o Programa de Aprendizagem é desenvolvido em conformidade com a Lei 10.097/2000 e o Decreto Lei 5.598/2005, pelo Senac Alagoas com a parceria de várias empresas. o Programa de Aprendizagem cria oportunidades para o estudante que está iniciando sua carreira no mercado de trabalho e para as empresas que podem qualificar e desenvolver o seu futuro profissional.

HISTÓRIA

Criado em 1946, o Senac é uma instituição de direito privado subordinada à Confederação Nacional do Comércio (CNC). A entidade possui uma administração nacional e administrações regionais nos estados brasileiros. Em Alagoas, o Senac começou a funcionar em 17 de dezembro de 1947, como uma Delegacia da Administração Regional do Nordeste Oriental, localizada na Praça Montepio dos Artistas, 78, Centro de Maceió, e vinculado à administração em Recife (PE). Obteve sua autonomia em 21 de março de 1948, em sessão realizada no salão nobre do edifício do Sindicato dos Empregados do Comércio no Estado, na qual ocorreu a eleição do presidente do Conselho Regional, Vicente Gerbase, e do representante junto ao Conselho Nacional, Sebastião Marinho Muniz Falcão, sendo, portanto, a data oficial de aniversário do Regional Alagoas.

O Senac Alagoas possui, em Maceió, a Sede Administrativa e a Unidade Poço. Além dessas, a Instituição também está presente no interior do estado por meio das Unidades Móveis, da Unidade Arapiraca e dos Postos Avançados em Palmeira dos Índios e União dos Palmares.

É por isso que há 76 anos, o Senac vem promovendo a educação profissional em Alagoas, o que representa a oportunidade de empregabilidade e a mudança de vida para muitas pessoas.