
DIA DE COSQUISTA: Novos Técnicos em Enfermagem do Senac Alagoas comemoram conclusão de curso
Cerimônia reuniu 15 formandos e emocionou amigos e familiares no auditório do CEP Carlos Milito (Unidade Poço).

Ascom - Senac/AL
Na última sexta-feira (25), a emoção tomou conta do auditório do CEP Carlos Milito (Unidade Poço), em Maceió, durante a formatura de mais uma turma do curso Técnico em Enfermagem. O evento reuniu 15 formandos, além de amigos, familiares, instrutores e colaboradores da instituição, que prestigiaram esse importante marco na trajetória dos novos profissionais da saúde.
Entre os formandos, as irmãs Kerly Vasconcelos e Kerolayne Marques contam como conseguiram viver esse sonho juntas. Kerolayne soube que o curso estava com as matrículas abertas, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), e chamou a irmã para se inscrever na turma também.
“A gente sempre teve esse desejo por causa da nossa mãe, que é empregada doméstica, mas sonhou em trabalhar com a enfermagem. Ela não teve essa oportunidade, mas a influência dela foi uma sementinha que cresceu e despertou essa vontade em mim. Hoje estou muito emocionada e realizada com a conquista”, contou Kerolayne, que foi designada como oradora da turma.
Ela compartilhou que sempre quis atuar na área da saúde, apesar de já ter trabalhado como cabeleireira, atendente em lanchonete e assistente administrativa. Para ela, a escolha vai além da profissão. “Sempre tive afinidade com a questão do cuidado. Quero ter e levar humanização para o ambiente hospitalar, algo que eu vejo pouco como paciente”, contou.
Já sua irmã, Kerly, antes trabalhava em um supermercado e também carregava dentro de si o desejo de cuidar de pessoas. Ela conta que o curso foi desafiador, mas recompensador. “Quando começaram as aulas, eu pensei: se não estudar, já era. As atividades e avaliações eram muito puxadas. A gente foi se dedicando e buscando forças na nossa vontade. Foi muito difícil, mas a gente conseguiu”, relembra, emocionada.
O momento se tornou ainda mais especial com a presença da mãe das irmãs, Renilda da Silva, que acompanhou cada passo dessa conquista e não conteve as lágrimas durante a cerimônia. “Hoje é um dia muito feliz para mim. Ver minhas filhas se formando é um sonho realizado por elas e por mim”, compartilhou Renilda.
A madrinha da turma e instrutora, Rehnya Barbosa, emocionou os presentes com seu discurso carinhoso. “Lembro-me com nitidez do primeiro dia em sala de aula. Com a sala cheia de rostinhos ansiosos e inseguros, muitos se perguntando se realmente eram capazes. É um grande orgulho dizer que sim. Vocês sempre foram protagonistas da própria formação de vocês”, ressaltou Rehnya.
Representando a direção da instituição, o diretor financeiro do Senac Alagoas, Vagner Cavalcante, destacou o compromisso da instituição com a educação. “Temos orgulho em transformar a vida das pessoas e, assim, proporcionar a elas um propósito maior. A partir de agora, vocês vão, com esse propósito, cuidar e ajudar a salvar vidas. Continuem firmes na missão de vocês”, afirmou.
Ao final da cerimônia, os formandos celebraram ao lado de seus amigos e familiares. O ápice da comemoração foi marcado pelo tradicional gesto de lançar os capelos ao alto, que tomou conta do auditório com emoção — um símbolo da vitória após uma jornada de esforço, superação e dedicação.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
O Técnico em Enfermagem pode trabalhar em hospitais, clínicas médicas, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, consultórios, serviços e programas de saúde pública, instituições de longa permanência, além de realizar assistência domiciliar (homecare).
O curso tem metodologia voltada para a prática da profissão. No Senac Alagoas, os alunos usufruem do espaço LabEnfetec, inaugurado em outubro de 2024, um laboratório de simulação realística voltado para o ensino técnico em Enfermagem e projetado para garantir a excelência na formação dos profissionais da saúde.
Com foco no compromisso do Senac em oferecer uma educação de qualidade, o espaço é equipado com tecnologia de ponta, proporcionando uma infraestrutura moderna que simula cenários reais da prática de enfermagem.
Tem interesse em atuar nessa área? Fique de olho no nosso site e redes sociais para mais informações sobre as próximas turmas!
Confira as fotos do momento especial abaixo.