Em comemoração aos 77 anos da Instituição, Senac Alagoas promete ampliar alcance da educação profissional no estado
Diretor Regional da Instituição, Felipe Dietschi, falou sobre os projetos do Senac para 2025.

Ascom - Senac/AL
Principal fonte de desenvolvimento social, cultural e econômico, a educação é essencial para o crescimento justo e igualitário da sociedade. Com orgulho de contribuir para o avanço do país, o Senac Alagoas, que comemora 77 anos no dia 21 de março, anuncia a expansão de seus projetos e promete ampliar o alcance da educação profissional para mais de 50% dos municípios do estado.
“Acreditamos que a educação é um dos principais vetores de transformação social e econômica, principalmente aqui em Alagoas, um estado que ainda sofre muito com a desigualdade. Então, como instituição de educação profissional, trabalhamos para oportunizar as pessoas que mais precisam com cursos de qualificação que são referência em todo país”, explicou Felipe Dietschi, diretor Regional do Senac Alagoas.
Apenas em 2024, a instituição alcançou marcos significativos e esteve presente em 27 municípios do estado. Além disso, o Senac realizou 13.299 matrículas, atendeu 24 empresas e instituições parceiras, e definiu novas diretrizes estratégicas com foco em sustentabilidade, diversidade, tecnologia e impacto social.
Segundo Dietschi, “quando proporcionamos educação gratuita de qualidade, como Senac faz com excelência há 77 anos, nós permitimos que as pessoas construam uma oportunidade de mudança de vida e impulsionamos as empresas e as classes econômicas, porque, com mão-de-obra qualificada, obtemos mais resultados”.
Impacto social
A inclusão e a responsabilidade social seguem como valores inegociáveis do Senac Alagoas. Um exemplo disso, é o Programa de Aprendizagem, que fortaleceu os direitos dos jovens e ampliou oportunidades de empregabilidade, enquanto o Programa Senac de Gratuidade garantiu qualificação gratuita para pessoas de baixa renda.
Também em 2024, a instituição estreitou parcerias com 27 entidades, incluindo cooperativas de reciclagem e o Hemoal, promovendo iniciativas como a doação de equipamentos eletrônicos e incentivo à doação de sangue.
Para 2025, a educação será ainda mais fortalecida por meio da terceira edição do Fórum de Aprendizagem e do primeiro Congresso de Educação. De acordo com o diretor Regional, “nós atendemos ao setor de comércio de bens, serviços e turismo, que corresponde a mais de 65% do PIB de Alagoas. Por isso, o investimento em educação profissional é essencial para que esses segmentos se desenvolvam de forma estruturada”.
O futuro da educação profissional em Alagoas passa por aqui!
Mais do que celebrar o passado, a instituição reafirma seu compromisso com a inovação e por meio de novos investimentos e projetos voltados para o futuro, incluindo a inauguração da nova Sede Administrativa em Jaraguá e de uma unidade especializada para os programas sociais.
No aumento à capilaridade da educação profissional, o Senac Alagoas pretende expandir sua atuação no estado, por meio de uma expansão estrutural nos litorais norte e sul, no sertão, e com as carretas-escolas, que promovem cursos de forma itinerante às localizações de difícil acesso.
“Por meio de políticas públicas, parcerias e das unidades móveis, nosso atendimento à população se torna mais abrangente e nossa atuação nos municípios possibilita a transformação das realidades socioeconômicas. É um trabalho gratificante, que contribui de forma efetiva para o crescimento de todo país”, concluiu Felipe Dietschi.
Com uma trajetória de 77 anos transformando vidas por meio da educação profissional, o Senac Alagoas segue inovando, investindo e fortalecendo seu compromisso social.
Acompanhe todas as ações do Senac Alagoas no site www.al.senac.br ou nas redes sociais @senacalagoas.