Instrutor de Moda do Senac Alagoas desfila coleção exclusiva no Renda-se 2024

Coleção de Alano Rocha teve inspiração nas cores e texturas do sertão alagoano, e contou com a participação dos alunos da Instituição.

19/09/2024 às 12h48

Ascom - Senac/AL

Moda é criatividade, arte e expressão, mas também é tradição, cuidado e cultura. Unir todas essas características em uma única coleção não foi tarefa fácil, mas o estilista e instrutor do Senac Alagoas, Alano Rocha, alcançou esse objetivo e desfilou, no dia 18 de setembro, no “Renda-se Moda Festival 2024”, a coleção “As Cores do meu Sertão”, inspirada na região alagoana, onde ele cresceu.

“Escolhi trazer as cores do sertão, mas não com uma visão estereotipada de que tudo é barro e terra, e sim com o olhar de quem viveu e se criou nesse lugar. No Sertão, eu enxergo cores, sorrisos e alegria, e foi isso que eu procurei imprimir na minha coleção”, explicou o estilista.

Apaixonado pelo evento, Rocha destacou a relevância do Renda-se como uma forma de exaltar a cultura de Alagoas. “Por ser um evento que enaltece e enrique a nossa cultura, tenho uma relação de amor muito grande por esse projeto e pela forma como ele valoriza nosso filé, patrimônio imaterial de Alagoas. Precisamos mostrar que essa arte não é para estar apenas no pano de prato, ela pode estar em todos os locais, mas cabe a nós, alagoanos, ter esse sentimento de pertencimento para que possamos mostrar nosso valor a nível nacional”, ressaltou ele.

No desfile, uma surpresa: a ex-bbb e influencer digital, Giovanna Pitel, foi uma das modelos que mostrou o talento de Alano para o público. Foi ela quem abriu o desfile com a peça Sol do Sertão e afirmou que “o Alano é incrível, apresentou essa releitura do Sertão e tirou essa imagem de seca e miséria. Então, fiquei muito feliz em poder desfilar a peça e representar essa beleza da terra”.

Com a finalização do momento, o alívio e o sentimento de dever cumprido tomaram conta do estilista. “Sair do Sertão e estar aqui hoje é uma alegria sem fim. Estou muito feliz, realizado, por conseguir traduzir o olhar feliz do meu lugar. Sinto que coloquei minha vida nessas peças e consegui transmitir a felicidade do que é ser sertanejo”, falou.

DA SALA DE AULA PARA A PASSARELA

Durante o desenvolvimento da coleção, Alano contou com a parceria do Senac e dos alunos e ex-alunos da instituição, que conhecerem, na prática, os bastidores da Moda por meio do processo de modelagem. De acordo com ele, “a etapa da modelagem é onde transformamos o desenho em realidade, colocando no plano nossas criações e, nisso, contei com a ajuda das minhas alunas do Senac, que ficaram responsáveis pelas bases enquanto eu fazia as adequações. Juntos, tivemos uma experiência indescritível, então agradeço bastante a parceria da instituição na execução do desenvolvimento da coleção”.

Elaine Abreu, uma das alunas que colaborou na coleção, fez questão de agradecer a oportunidade: “tudo foi perfeito, agradeço bastante pela grande oportunidade de participar tão intensamente desses dias, de vivenciar tanto aprendizado em tão pouco tempo. Passamos por vários desafios, mas foram esses momentos que nos mostraram que, com muita dedicação, podemos vencer tudo”.

Para Munike Israel, analista do Senac Alagoas e representante da instituição no Plano Diretor de Moda, “ter essa representatividade em um evento tão importante para a Moda do nosso estado é de extrema importância para a formação dos nossos alunos. São essas vivências que deixam um diferencial nos nossos estudantes e os preparam para enfrentar o mundo do trabalho da melhor forma possível”.

RENDA-SE

O Renda-se está consolidado como o maior e mais importante projeto do segmento da moda em Alagoas. Com a 1ª edição realizada em 2020, o desfile não teve a presença do público devido à Pandemia de Covid-19, mas foi transmitido ao vivo pelo canal do projeto no YouTube. O mesmo aconteceu na segunda edição, em 2021. Já na terceira edição, em 2023, mais de 450 convidados tiveram o prazer de conferir de perto os looks criados por profissionais e novos talentos.

Com realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza, por meio da Lei Rouanet, o Renda-se Moda Festival 2024 elegeu o bordado têxtil filé como o artesanato relevante para valorizar as manualidades do estado do nordeste com maior número de nomenclaturas. Resgatar as histórias e memórias alagoanas, incentivar a criatividade e inovação, contribuir para democratizar o acesso ao fazer criativo e dar visibilidade ao artesanato são pilares do projeto que segue transformando o entorno do projeto em um ambiente próspero. 

O Renda-se conta com a parceria das artesãs do Instituto Bordado Filé de Alagoas – Inbordal e SEBRAE Alagoas, com a presença de um time de profissionais super qualificados como os estilistas e jornalista Alina Amaral, Fernando Perdigão e o especialista em Fashion Business e Branding Fábio Monnerat.