IntegraMais Sistema Comércio promove ação alusiva ao Novembro Azul

Estrutura montada no Centro de Maceió ofertou, gratuitamente, cortes de cabelo, testes de glicemia, aferição de pressão e orientações sobre a saúde do homem.

14/11/2024 às 15h00

Ascom - Fecomércio/AL

Orientar sobre os cuidados da saúde do homem e conscientizar sobre a importância do combate ao câncer de próstata foram os objetivos da ação realizada pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas, esta manhã (14.11), no Centro de Maceió, em parceria com a Aliança Comercial. Com serviços gratuitos, o projeto IntegraMais Sistema Comércio celebrou o mês Novembro Azul, beneficiando empresários, comerciários e os consumidores da região.

Com uma estrutura montada no calçadão, as casas ofertaram cortes de cabelo masculino e feminino, testes de glicemia, aferição de pressão e inscrição para a Credencial Sesc, além das orientações aos homens sobre a importância de cuidar de sua saúde. Entre os beneficiados pela ação estava o senhor José Luiz Monteiro, de 76 anos. Após conferir a pressão e a glicemia, ele recebeu a filipeta preparada pela equipe de saúde do Sesc com informações sobre o combate ao câncer de próstata e pôde esclarecer algumas dúvidas. “Achei excelente. Seria melhor até que acontecessem muitos eventos como esse, porque, às vezes, a pessoa não tem como ir ao médico. Todo mês de novembro faço uma bateria de exames. Vou ao cardiologista, ao urologista e epidemiologista, principalmente, porque eu tive a Covid e tenho que me cuidar”, afirmou ao parabenizar o Sistema pela iniciativa.

Quem também aproveitou a oportunidade foi Vicente Bernardo de Souza, de 56 anos. Hipertenso e diabético, assim que viu os estandes foi conferir as taxas. “Vou ter que me cuidar porque, se eu não me cuidar, vai ser pior. A glicose deu alta hoje de manhã. Eu tenho o aparelho e medi antes de sair de casa, em jejum. Quando vi a ação, aproveitei para verificar de novo”, explicou. Sobre as orientações preventivas ao câncer de próstata, ele achou importante e disse que já está providenciando os exames. “Desde os 40, 45 eu me cuido. Eu fiz um teste do PCA uma vez. Agora, vou aproveitar que estou sem trabalhar fixo, com mais tempo, para fazer um check-up da saúde”, complementou.

Vaidade em dia

E numa ação alusiva a eles, alguns homens buscaram cuidar do visual e participaram na área de embelezamento, que promoveu cortes de cabelos de acordo com o gosto de cada um. O de Arlindo Luiz, 37 anos, foi estilo baixinho, usando a máquina na lâmina número um. Ex-aluno do Senac, ele soube da ação e quis garantir a participação. Como está com os exames de saúde em dia, optou apenas pelo corte de cabelo, mas deixou sua mensagem. “Nós, homens, temos que nos cuidar, né? Não adianta a gente falar tanto e só ficar parado. Tem que mostrar atitude e também sair do sedentarismo, gerar saúde”, afirmou.

A ação também foi uma oportunidade profissional. As alunas do curso de aos alunos do curso de Cabeleireiro do Programa Senac de Gratuidade (PSG) tiveram a oportunidade de colocarem em prática os ensinamentos teóricos. “Acho que essa prática aqui no centro é muito importante porque a gente vai encontrar vários tipos de pessoas, com experiências diferentes, querendo tipos de cortes diferentes. Então, a gente vai poder colocar em prática tudo aquilo que a gente vem aprendendo ao longo do curso”, analisou a aluna Beatriz Júlia. Este é o segundo curso que ela realiza na instituição (o primeiro foi de design de sobrancelhas) e pretende, assim que terminar o aprendizado, investir na área. Se depender de Maria Benedita, que teve o cabelo cortado por ela, o talento já está aprovado. “Isso aqui é uma oportunidade de muitas pessoas virem arrumar o cabelo. Mulher com o cabelo arrumado aumenta a autoestima, né?”, disse ao agradecer.