Lab Enfetec e Espaço Crivi são entregues aos maceioenses pelo Senac Alagoas

Solenidade de inauguração dos espaços foi realizada na noite da última terça-feira (29.10), no CEP Carlos Milito (Unidade Poço).

30/10/2024 às 13h03

Ascom - Senac/AL

A tecnologia e a criatividade se uniram para oferecer aos alunos do Senac Alagoas o melhor em educação profissional: o Lab Enfetec (laboratório de simulação realística na área de saúde) e o Espaço Crivi (espaço Senac de criatividade e vivência em inovação). A solenidade de inauguração dos espaços foi realizada na noite da última terça-feira (29.10), no CEP Carlos Milito (Unidade Poço), e contou com a presença de colaboradores da Instituição e representantes de empresas das áreas da saúde e tecnologia.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Adeildo Sotero, “estes espaços representam o nosso compromisso com a excelência na educação e nosso sonho de formar cidadãos preparados para os desafios do futuro. Então, convido todos que estão aqui a sonhar grande, a se envolver ativamente e a aproveitar ao máximo tudo o que estes novos espaços têm a oferecer. Juntos, podemos fomentar uma cultura de aprendizado contínuo, onde cada um contribui para o crescimento dos alunos e, consequentemente, de toda a sociedade”.

Para o Diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, “são dois equipamentos que, sem dúvidas, irão proporcionar uma formação muito mais alinhada às necessidades do mercado. E quero destacar aqui que esses espaços não são do Senac, e sim de toda a população, do ecossistema de inovação, da saúde e dos nossos parceiros. Estamos aqui para transformar vidas e entendemos que o maior vetor de transformação é a educação, juntos, podemos fazer dessa missão uma realidade”.

Após a solenidade de descerramento da placa, os convidados puderam conhecer os espaços em uma visita guiada. Na oportunidade, Carlos Guedes, conselheiro do Sistema Fecomércio e reitor do Ifal (Instituto Federal de Alagoas), afirmou que “oferecer à população a possibilidade de aprender por meio da simulação realística é algo sem precedente no nosso estado. Há pouco mais de um ano conhecemos um modelo desse em um evento de tecnologia no Canadá, agora, ver um exemplar aqui, tão perto da gente, é maravilhoso. Por isso, parabenizo o Senac pelo investimento e comprometimento”.

Antes do encerramento do evento, os alunos e convidados ainda assistiram à palestra “Importância da Simulação Realística”, ministrada por Priscilla Cerullo Hashimoto, coordenadora do Centro de Simulação dos Hospital Israelita Albert Einstein e mestre em Enfermagem.

“Aproveitem ao máximo esses espaços, não tenham medo de errar e mergulhem de cabeça nesse novo mundo que o Senac está proporcionando. Tenho certeza de que, no futuro, é essa prática que vai tornar vocês profissionais diferenciados para o mundo do trabalho”, falou Priscilla aos alunos presentes.

Confira as fotos da solenidade clicando aqui.

LAB ENFETEC

Projetado com ênfase no ensino técnico em Enfermagem, o laboratório de simulação realística na área de saúde, ou Lab Enfetec, reflete o compromisso do Senac com a qualidade do ensino e a formação de profissionais altamente capacitados.

Equipado com tecnologia de ponta, o laboratório oferece uma infraestrutura de última geração, desenvolvida para simular cenários reais da prática de enfermagem. Um dos principais destaques é o simman 3g plus, um manequim avançado que simula condições clínicas complexas, que permite aos alunos a oportunidade de vivenciar situações críticas de atendimento, tomando decisões em tempo real, aprimorando suas habilidades e promovendo a confiança necessária para a atuação profissional.

ESPAÇO CRIVI

Criado especialmente para fomentar a inovação, a criatividade e o aprendizado colaborativo, o Espaço Crivi é equipado e pensado para integrar tecnologia e metodologias ativas, preparando os estudantes para os desafios do mundo do trabalho.

Esse espaço disruptivo possibilita aos alunos um trabalho integrado, com a criação de projetos que serão transformados em realidade com o auxílio de impressoras 3D, óculos e programas de realidade virtual. Tudo isso permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades práticas que são essenciais para o futuro das profissões.