PARCERIA: Aprendizes do Senac iniciam programa na cooperativa Pindorama

Este ano, o programa é realizado em parceria entre o Sescoop/AL e Senac/AL.

14/01/2025 às 09h43

Ascom - Sescoop/AL

Começou, na última segunda-feira (13.1), mais uma edição do programa Jovem Aprendiz na Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe. A coop é contemplada pelo programa por meio do Sescoop Alagoas há mais de 10 anos, que firmou parceria com o Senac/AL em 2025. “Para atender a novos critérios do programa, precisávamos da atuação da psicologia e da pedagogia. Dessa forma, avaliamos que o Senac foi a melhor opção para atender as cooperativas dentro das novas regras, oferecendo apoio psicopedagógico de qualidade. Tenho certeza que essa parceria será um grande sucesso”, disse a gerente de desenvolvimento de cooperativas, Marcia Andréia Freire.

Neste primeiro dia de aula, equipes do Sescoop/AL e do Senac/AL estiveram presentes para dar as boas-vindas aos alunos. “Essa é uma grande oportunidade para eles. É um momento de transformação de vida, pois é crescimento pessoal e profissional. O programa executado nessa parceria entre Sescoop e Senac só vai engrandecê-los ainda mais”, enfatizou a gerente da Unidade Senac do Agreste, Rosely Alves.

Este ano, quase 100 jovens participarão do programa na coop, com turmas divididas em duas áreas. Nesta semana, iniciaram as aulas das turmas de Aprendizagem em Serviços Administrativos, manhã e tarde, com o módulo “Desenvolvimento Socioemocional”, com duração de 60 horas. O próximo será “Bem-Estar Pessoal e Social dos Jovens”. No total, serão 12 módulos durante um ano. Já o Jovem Aprendiz Rural deve começar no mês de março. “Vamos trabalhar diversos temas como comunicação e colaboração para que o aluno aprenda sobre ter uma melhor postura profissional e assim, se destacar no mercado de trabalho”, explicou a instrutora do Senac Alagoas, Juliana Cavalcante.

Até abril as aulas serão diárias, mas a partir do dia 22 do mesmo mês, só ocorrerão às segundas-feiras, pois no restante da semana os jovens trabalharão por meio período na cooperativa. “Eu espero aprender como devo me comportar em uma empresa, além de toda parte técnica. Quero aprender a trabalhar da melhor forma possível”, relatou o aprendiz de 19 anos, Francisco de Silva Neto.      

 Programa Jovem Aprendiz e a Pindorama

O Jovem Aprendiz é um programa do Governo Federal que tem como objetivo inserir e capacitar jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. A lei estabelece que empresas devem ter entre 5 e 15% de colaboradores nessa modalidade. A Pindorama é uma cooperativa agroindustrial que produz produtos como açúcar, álcool, flocão de milho, arroz, molhos, manteiga, balas e bebidas achocolatadas. A coop é contemplada pelo programa por meio do Sescoop Alagoas há 13 anos. Somando com os alunos deste ano, cerca de 600 jovens já participaram e participam do programa.

De acordo com o setor de gestão de pessoas, desde 2012 muitos alunos já foram contratados pela cooperativa. Só nos últimos três anos, 260 jovens aprendizes foram aproveitados. “Com o programa, um de nossos objetivos também é agregar a comunidade à cooperativa, já que a maioria dos alunos mora na região. O Jovem Aprendiz desenvolve o mercado de trabalho. Os alunos são muito importantes e após a conclusão do curso, acrescentamos mais gente no nosso banco de talentos para que possamos dar oportunidade de emprego para quem está começando a vida profissional”, explicou a coordenadora de gestão de pessoas, Alvacy Vieira.

O assistente administrativo Lucas Ferreira foi jovem aprendiz. Ele participou do programa há quase oito anos e hoje trabalha no setor comercial. “Foi uma experiência muito gratificante e eu devo muito a esse programa que abriu as portas para mim”, concluiu Ferreira.