Projeto Recomeçar: Senac e OAB/AL realizam formatura de curso voltado a mulheres em vulnerabilidade

Curso de assistente administrativo durou três meses e capacitou mulheres em situação de vulnerabilidade social.

28/11/2024 às 08h55

Ascom - OAB/AL

Após três meses de curso, as alunas do projeto Recomeçar vivenciaram, na manhã da última quarta-feira (27.11), a cerimônia de formatura do curso Assistente Administrativo, promovido pelo Senac Alagoas e pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). O projeto promoveu a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, possibilitando a inserção das participantes no mercado de trabalho.

Iniciado em julho de 2024, o Projeto Recomeçar durou cerca de três meses. Durante o curso, as alunas adquiriram conhecimento sobre processos administrativos e tiveram acesso a uma grade curricular completa ofertada pelo Senac, com 160 horas, que trabalhou assuntos como: organizar e executar atividades de apoio a processos de organização; elaborar, organizar e controlar documentos; e projeto integrador.

Voltado às mulheres alagoanas em situação de vulnerabilidade social, que já foram vítimas de alguma violência ou que buscavam melhores condições de vida e inserção no mercado de trabalho, a turma contou com 20 alunas, que passaram a ter aulas todas as semanas de julho a outubro, na sede da OAB Alagoas.  

Durante a formatura, as participantes celebraram a finalização do curso e da experiência. Emocionadas, elas receberam seus certificados e tiveram um coffee break com a turma, colaboradores do Senac e membros da diretoria da OAB Alagoas.

Jéssica Silva dos Santos, uma das formandas do curso, fez questão de citar a experiência como um divisor de águas na sua carreira. “Em nome das minhas colegas, quero falar para todos que estão aqui que esse curso foi um divisor de águas na minha vida, na situação que nós estávamos vivendo. Esse curso nos proporcionou grandes oportunidades, eu creio, pois muitas vão começar no mercado de trabalho, outras retornarão ao mercado, então isso significou muito em nossas vidas”, explicou ela.

A formatura trouxe ainda uma novidade às alunas, que ficaram sabendo ao longo da cerimônia, que a OAB Alagoas também irá realizar uma seleção para uma possível contratação de uma delas para compor o quadro de funcionários da instituição, na função de recepcionista. A secretária-geral, Any Ayres, deu a notícia em primeira mão às formandas.

“A OAB Alagoas vem fortalecendo a aproximação com a sociedade e entregando muitos projetos sociais. Esse projeto é mais do que especial, é um projeto muito bonito, muito importante. Não só para nós, mas para vocês, que estão entrando no mercado de trabalho e que agora possuem um certificado, agora são profissionais. Onde vocês chegarem, terão uma oportunidade de trabalho. Então, isso é muito gratificante. E por falar em oportunidades de trabalho, nosso RH entrará em contato com vocês para uma seleção”, disse ela.

O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, e o diretor Regional do Senac/AL, Felipe Dietschi, participaram da solenidade e aproveitaram a ocasião para assinar o termo de cessão do espaço físico do Coworking OAB para outro projeto que será voltado para a sociedade.

Por meio da parceria, a oferta dos serviços de barbearia e salão de beleza no espaço Coworking da OAB será realizada de forma integrada com os programas de capacitação do Senac, possibilitando que alunos dos cursos profissionais da Instituição façam a parte prática no ambiente da Ordem. O espaço está situado no bairro do Barro Duro e é destinado à advocacia alagoana.

Ao longo da cerimônia, Paes destacou a importância da parceria e o compromisso da OAB Alagoas com a sociedade. “O dia de hoje é motivo de muito orgulho para a OAB Alagoas. Participar desse evento e ter essa parceria com o Senac, que é uma instituição que tem um trabalho importantíssimo no país. A OAB se fortalece quando trabalha para o social, para as mulheres, sobretudo, abrindo portas. Nós estamos agora avançando também, em relação ao espaço do Coworking, onde vamos ter um salão escola do Senac. Vamos ter mulheres sendo introduzidas no mercado de trabalho, se capacitando, para desenvolverem uma atividade profissional e atender também a comunidade, a advocacia. Então foi uma colaboração que deu certo”, explicou ele.

Já Felipe Dietschi enfatizou como o projeto pode mudar a realidade das alunas e trazer melhores condições para inúmeras famílias. “Quero iniciar saudando as alunas que enfrentaram, nessas 160 horas de formação, muitas dificuldades, mas que, com muita garra e vontade de prosperar na vida, estão tendo uma vida mais digna. Vocês chegaram até aqui e concluíram uma etapa da vida profissional. Então, nos sentimos muito honrados em tê-las aqui hoje, de poder contribuir com uma sociedade mais justa. Nós acreditamos que a educação é um dos setores mais importantes que temos em nossas mãos, para que a gente consiga mudar o mundo e a realidade do estado de Alagoas, que ainda tem muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social”, concluiu.