Representantes do Senac Alagoas formam a maior comitiva do XX Congresso Internacional de Inovação na Educação

Evento foi realizado no período de 18 a 20 de setembro, no Recife Expo Center, e reuniu grandes nomes nacionais e internacionais da educação.

24/09/2024 às 08h20

Ascom - Senac/AL e Senac/PE

Para que se torne transformadora, a educação precisa ser uma ação realizada de dentro para fora. Dessa forma, o Senac Alagoas investe em seus colaboradores e busca proporcionar momentos enriquecedores a todos. A exemplo dessa valorização, o Regional formou uma comitiva de 32 colaboradores para participar do XX Congresso Internacional de Inovação na Educação, realizado no período de 18 a 20 de setembro, em Recife (PE). Além desses participantes, o Sesc Alagoas também integrou a equipe estadual com 22 colaboradores.

De acordo com Sandro Diniz, Diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, “o entusiasmo, a alegria, a afetuosidade e o aprendizado estiveram presentes em todos os momentos do Congresso. Juntos, conseguimos representar o Regional Alagoas com maestria nas apresentações de trabalhos e na participação efetiva durante todo o evento. Fincamos nossa bandeira, fortalecendo o sentimento de pertencimento à educação. Que possamos cultivar essa afetividade, cuidado e respeito entre todos que fazem parte da Instituição e que possamos lembrar sempre que educar é nosso propósito”.

Um dos participantes do evento, o Diretor Financeiro do Senac Alagoas, Vagner Gusmão, destacou o papel da educação corporativa nesse cenário. “Somos entusiastas da educação corporativa, porque entendemos que esse investimento repercute em nossos alunos e em toda a sociedade por meio de projetos criativos e inovadores. Portanto, voltamos do Congresso com o sentimento de time ainda mais fortalecido e prontos para desenvolvermos novas ações voltadas para a educação profissional”, falou Gusmão.

Momento de emoção

Em um momento espontâneo, o motorista do Senac Alagoas, Pedro Fonseca, que participou do evento acompanhando a comitiva, também teve um momento de destaque e emoção com o condutor da arena “Futurismo e Inovação”, Toinho Mendes, que é professor, poeta, escritor, ator e repentista.

“Conheci o Toinho em outra oportunidade e, desde então, ele tem me inspirado a escrever poesia e alguns repentes. Poder mostrar um desses trabalhos a ele foi uma experiência indescritível e é mais um exemplo de como o Senac é capaz de proporcionar vivências transformadoras”, contou Fonseca, que subiu ao palco do evento para homenagear o artista.

Após declamar seu repente contando a história de conexão que teve com o talento do poeta, o próprio Toinho fugiu do protocolo para agradecer ao colaborador do Senac Alagoas. “Obrigado por essa conquista e por mostrar que muito mais do que muros de escola, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac salva vidas”, afirmou ele.

Projetos apresentados

Ao todo, o Senac Alagoas teve 14 trabalhos aprovados e apresentados no Congresso, de forma remota e presencial. Para Anne Rafaela Acioli, Gerente de Educação Profissional do Senac Alagoas, “o alto número de projetos aprovados mostra a qualidade dos nossos profissionais e, consequentemente, a qualidade de ensino que oferecemos em Alagoas. Por isso, estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado que obtivemos. Parabéns a todos!”.

Entre os autores, as colaboradoras do Senac Alagoas, Jane Barros, Pauliana Chavim e Susaniquele Mendes, tiveram a oportunidade de compartilhar em um painel três iniciativas inovadoras, com foco em práticas educativas e sustentáveis na biblioteca da instituição.

As ações, que incluíram a troca de livros, uma feira beneficente e a Biblioteca das Coisas – Sustentabilidade e Consumo Consciente, e geraram respostas positivas da comunidade. “Temos um público diferenciado, já que a Biblioteca das Coisas é voltada para os colaboradores, enquanto a feira beneficente e a troca de livros são para os nossos alunos e para o público em geral”, explicou Jane, bibliotecária da Instituição.

Ela ressaltou que o feedback dos visitantes tem sido motivador, indicando que esses projetos vão além da simples troca de livros; eles fomentam interações significativas entre as pessoas. “Nós não visamos apenas o quantitativo de livros. Focamos, também, nessa resposta que eles dão por meio do conhecimento”, completa. 

“Além dessa proposta, estamos promovendo o voluntariado e as questões que envolvem a comunidade no acesso à leitura, no acesso a livros, poder disponibilizá-los com preços mais acessíveis não só para os nossos alunos, mas também para o público em geral”, finalizou Jane.

Participaram do congresso como autores de trabalhos publicados Alcicleide Bezerra, pedagoga em Maceió; Cristiana Purcell, gerente de Gastronomia e Turismo; Grazielle Rodrigues, instrutora; Jane Barros, bibliotecária; Kátia Santana, pedagoga em Arapiraca; Kleyciane Nogueira, pedagoga em Arapiraca; Jonisson Moura, analista em Arapiraca; Juliana Nicácio, instrutora; Manuella Souza, pedagoga em Maceió; Pauliana Chavim, secretária escolar em Maceió; Raphael Fritas, instrutor; Raquel Leal, pedagoga em Maceió; Rose Karla Cordeiro, pedagoga em Maceió; e, Susaniquele Mendes, secretária escolar em Arapiraca.

XX Congresso Internacional de Inovação na Educação

Após três dias intensos de troca de conhecimento, o XX Congresso Internacional de Inovação na Educação encerrou suas atividades no dia 20 de setembro (sexta-feira). O evento, realizado no Recife Expo Center, reuniu grandes nomes nacionais e internacionais, como Fabrício Carpinejar, José Pacheco, Santiago Uribe, Claudia Costin, Cesar Callegari, Luiz Felipe Pondé, Eliane Potiguara, Rossandro Klinjey, Gabriel Chalita e José Manuel Moran. Ao todo, foram realizadas 2.904 inscrições, sendo 1.844 presenciais e 1.060 online, abrangendo 21 estados brasileiros. Além disso, o Congresso também contou com a participação de quatro palestrantes internacionais.

Durante o Congresso, foram apresentados 91 trabalhos, 41 artigos e foram promovidas 130 palestras. O público ainda pôde participar de diversas atividades, como oficinas, lançamento de livros, ideathons e apresentações culturais. Três arenas educacionais temáticas — Arena Futurismo e Inovação, Arena Identidades e Arena Insights — foram o palco de discussões e reflexões sobre o futuro da educação.

Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, com o apoio do Sebrae-PE, o Congresso reafirmou seu papel como um dos mais relevantes encontros de educação no Brasil. O presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto, agradeceu a todos os envolvidos na organização e realização do evento. “Muito obrigado por acreditar na instituição. Esse ano foi um novo sistema e vamos melhorar a cada ano. Espero que possamos voltar para casa um pouco melhor do que chegamos aqui. O lema do Sistema Fecomécio/Sesc/Senac é servir e que assim possamos fazer”, afirmou Peixoto, demonstrando sua confiança no crescimento contínuo do Congresso.

A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas mais abordados no Congresso devido ao seu crescente impacto em diversas áreas, especialmente na educação. O uso da IA na sala de aula, como muitos palestrantes abordaram, tem o potencial de transformar práticas pedagógicas, personalizar o ensino e otimizar o aprendizado, possibilitando novas formas de interação entre professores, alunos e conteúdos.

Além do foco em inovação tecnológica, o Congresso trouxe reflexões profundas sobre a necessidade urgente de transformar a forma de ensinar e aprender. Palestras abordaram os desafios enfrentados pelos educadores em tempos de ansiedade crescente entre os alunos, a importância da educação na luta indígena e como garantir que o sistema educacional se transforme para atender às demandas contemporâneas.