Senac Alagoas é homenageado em premiação do Ministério Público por atuação em projetos de Transformação Social
Cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (28), na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas
Ascom - Senac/AL
O Senac Alagoas foi homenageado, nesta sexta-feira (28), no Prêmio Excelência em Gestão de Projetos 2025, realizado na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Durante a cerimônia, a instituição recebeu uma menção honrosa em reconhecimento à contribuição significativa que oferece aos projetos finalistas desenvolvidos pelo MP em parceria com prefeituras e comunidades.
O prêmio celebra iniciativas inovadoras e efetivas alinhadas ao planejamento estratégico do MPAL. Ao todo, vinte projetos concorreram, e sete chegaram à final. Entre eles, dois contam com participação direta do Senac: o Expresso Profissionalizante e o Ministério Público e Parceiros da Comunidade.
No Expresso Profissionalizante, finalista na categoria Projetos Finalísticos, o Senac Alagoas oferta cursos gratuitos e o trabalho conjunto permite que jovens de áreas periféricas tenham acesso à formação e ampliem possibilidades de inserção produtiva.
Já o projeto Ministério Público e Parceiros da Comunidade, finalista na categoria Especial – Resultados Socialmente Relevantes, desenvolve ações sociais, orientações jurídicas e atividades educativas diretamente nos territórios. A colaboração do Senac leva formações profissionalizantes até comunidades de maior vulnerabilidade.
Parceria que transforma vidas
O Diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, ressaltou o impacto positivo que as ações do Senac têm alcançado em todo o estado. “Eu dedico isso a toda a sociedade que é beneficiada. A gente tem atendido esses projetos com a nossa cota de gratuidade porque a gente entende que a educação é o grande vetor de transformação social”, afirmou.
O Promotor de Justiça de Arapiraca, Rogério Paranhos, responsável pelo projeto Ministério Público e Parceiros da Comunidade, ressalta que a atuação conjunta tem longa trajetória e resultados profundos. “O Senac Alagoas e o Ministério Público têm uma parceria da qual participo há cerca de 25 anos. É uma história muito bonita de interação e apoio mútuo. São milhares de cursos para milhares de adolescentes e jovens, muitos deles invisibilizados pela sociedade. Fazer parte dessa parceria é uma alegria. O Senac está de parabéns”, celebrou.
Segundo Paranhos, a parceria entre as instituições ocorre de forma integrada e em etapas, para que a transformação aconteça. “As Promotorias de Justiça da Infância e Juventude levantam as necessidades dos jovens e encaminham demandas para cursos específicos: montagem de motor de moto, panificação, entre muitos outros. Há um caminho completo: identificar necessidades, qualificar e, depois, inserir no mercado de trabalho”, diz ele.
Para o Procurador-Geral de Justiça, Lean Araújo, a união tem permitido transformar de forma expressiva a sociedade alagoana. “O Senac possibilita que a formação profissional chegue às comunidades carentes, enquanto o MP atua como agente articulador. Somos profundamente gratos por essa parceria”, afirmou.