Senac Alagoas implanta novo Canal de Denúncias

Iniciativa reafirma a posição do Senac como instituição comprometida com a transparência, a integridade e o atendimento de excelência.

28/02/2025 às 14h34

Ascom - Senac/AL

O Senac Alagoas reformulou seus canais de comunicação para oferecer mais clareza e eficiência no atendimento às demandas do público e dos seus colaboradores. O lançamento do novo Canal de Denúncias foi realizado ontem (26.2), no Hotel Jatiúca, durante o VII Encontro Pedagógico.

Agora, comunicações relacionadas a irregularidades serão encaminhadas para um canal externo, contratado especificamente para essa finalidade: o Canal de Denúncias da Contato Seguro. Por sua vez, o Canal de Ouvidoria ficará designado para elogios, sugestões e reclamações.

O objetivo é proporcionar vias de comunicação mais eficientes e acessíveis para alunos, ex-alunos, colaboradores, fornecedores e a comunidade em geral.  Na nova plataforma será possível relatar denúncias de fraudes, desvios, superfaturamentos, conflitos de interesse, corrupção, assédio moral e assédio sexual. Entre as vantagens, estão a garantia do anonimato, confidencialidade de informações e proteção contra retaliações.

O novo Canal de Denúncias, agora independente e externo ao Senac, foi desenvolvido para reforçar a transparência e a integridade institucional, prevenindo práticas contrárias à ética e aos valores do Senac Alagoas. Já o Canal de Ouvidoria, permanece recebendo o mesmo conteúdo, mas agora, com um novo site.

A responsável pela Ouvidoria do Senac Alagoas, Aline Baracho, destacou a importância dessa transição, afirmando: “entendemos que essas ações podem contribuir para um ambiente de trabalho ainda mais saudável, ético e justo, garantindo a manutenção da integridade na instituição”.

Inicialmente, com a implantação do Programa de Integridade no Regional, em 2023, a Ouvidoria tratava os relatos sobre inconformidades, atuando como ferramenta de prevenção de condutas antiéticas. Por meio dela, era possível reportar qualquer tipo de comportamento inadequado e atos infratores ao Código de Conduta Ética do Regional. Com a maturidade do Programa, o avanço do entendimento sobre o tema pelos usuários e em atenção a atualização da legislação pertinente, foi avaliado que seria interessante separar o Canal de Denúncias da Ouvidoria.

As novas plataformas foram apresentadas aos colaboradores do Senac Alagoas por meio de uma palestra, na qual Aline explicou o propósito e os benefícios das mudanças. A ocasião também contou com a demonstração das funcionalidades dos sites, permitindo que a equipe entendesse de forma clara seu funcionamento.

Entenda as diferenças:

O Canal de Denúncias da Contato Seguro está disponível nesse link e pelo telefone 0800 810 8538. Já o Canal de Ouvidoria você pode acessar nesse link.