Senac Alagoas promove cursos de qualificação profissional para reeducandos do Presídio do Agreste

Aulas serão ministradas nas dependências do próprio presídio e promovem a ressocialização dos detentos.

19/03/2024 às 10h25

Ascom - Senac/AL

Como instituição de educação profissional, o Senac Alagoas acredita que a qualificação é o melhor caminho para a transformação de vidas. Por isso, a instituição firmou uma parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS) para ofertar cursos de qualificação profissional para os reeducando do Presídio do Agreste. A aula inaugural foi realizada nas dependências do próprio Presídio, na manhã do dia 13 de março (quarta-feira).

Com turmas dos cursos Assistente Administrativo e Promotor de Vendas, a parceria visa oferecer uma oportunidade concreta de ressocialização os apenados. De acordo com o Chefe Especial das Unidades Penitenciárias do Interior, Rodrigo Lima, “o trabalho em equipe é o que faz dar certo. Por isso, agradeço o empenho do Senac com esse projeto e reforço a necessidade de pensar a ressocialização de uma forma diferenciada, ao entender a necessidade de dar a oportunidade da empregabilidade para esse público. Então, espero que os inscritos nos cursos abracem essa chance e se dediquem ao máximo para saírem daqui cidadãos melhores para a sociedade e para si próprios”.

Para Fábio Brito, Chefe do Presídio do Agreste, “agora estamos colhendo os frutos que plantamos lá atrás, ao investirmos no setor da ressocialização. Então, ressalto para os reeducandos que não é fácil implantar essa ação e fazer a logística dar certo aqui dentro, mas acreditamos que, dessa forma, vocês sairão daqui pessoas melhores”.

Além das turmas, o Presídio também receberá doação de livros do Senac Alagoas para enriquecer o projeto de leitura que está sendo implantado no local. “O Senac foi fundamental para fazermos essa ideia dar certo. Os colaboradores realizaram visitas técnicas aqui, estudaram nosso espaço e trabalharam juntos para o projeto sair do papel. Então, agradeço bastante o empenho de todos, incluindo o dos reeducandos, que estão se permitindo ter esse momento de valorização”, explicou Josilda Gomes, Sub-chefe do Presídio do Agreste.

Ao falar sobre o papel da educação no processo da ressocialização, o Diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, Sandro Diniz, afirmou que “quem é reeducando para a sociedade, hoje, passa a ser aluno para a nossa Instituição. E é nesse sentido que o Senac atua há 76 anos, lado a lado com a inclusão, com a empregabilidade e com a transformação de vidas”.

Já Rosely Alves, Gerente do Senac Arapiraca, destacou o conhecimento que será adquirido durante o processo dos cursos. “Os alunos vão desenvolver novas competências e vão ter a oportunidade de se enxergarem e vivenciarem a educação por uma nova perspectiva”, concluiu Rosely.

Confira as fotos do evento clicando aqui.