Senac Alagoas sedia Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Evento foi realizado no auditório do CEP Carlos Milito, no dia 29 de novembro, por meio da Fetipat e demais órgãos parceiros.
Ascom - Senac/AL
O auditório do CEP Carlos Milito (Unidade Poço) do Senac Alagoas foi espaço para um importante evento de relevância nacional: o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA). Realizado na última sexta-feira (29.11), o Fórum, em Alagoas, foi promovido pela Fetipat (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente), em parceria com o Senac, Ufal, Soprobem, Adolescentes da Capoeira, Campestre FM e demais órgãos públicos.
De acordo com Ricardo Melo, secretário nacional do FNDCA, “esse encontro presencial é uma das etapas do plano de ação que estamos desenvolvendo. Nosso objetivo é passar em todas as capitais do Brasil para fazer uma escuta ativa com os jovens e, partir disso, entender a realidade de cada estado. Dessa forma, poderemos desenvolver ações mais assertivas e funcionais que vão fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros”.
Nelma Nunes, presidente da Fetipat, foi a responsável por fazer a articulação estadual e reuniu jovens de 40 municípios de Alagoas para participar desse momento. “Vamos debater como está o funcionamento das políticas públicas nacional e estaduais, oferecendo a esses jovens o lugar de fala que é deles por direito, afinal, eles são os protagonistas desse Fórum”, afirmou Nelma.
Durante o evento, diversas rodas de conversa e momentos de interação foram realizados para engajar as crianças e os adolescentes. Para Murilo Pereira, Jovem Aprendiz do Senac Alagoas e participantes da ação, “esse é o momento de usarmos a nossa voz para falarmos sobre os desafios que enfrentamos enquanto adolescentes. Dessa forma, acreditamos que a mudança é possível e que podemos melhorar enquanto sociedade”.
Também presente no Fórum, o Diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, colocou o Senac à disposição dos jovens para ajudá-los a crescer por meio da educação profissional. “É uma honra participar desse evento que luta e defende nossas crianças e adolescentes. Acreditamos que a educação é o principal meio para a transformação de vida, por isso, o Senac está sempre de portas abertas para vocês. Juntos, vamos trabalhar para termos uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu Dietschi.
Confira as fotos do evento clicando aqui.