Sobre o curso
Aprimorar e/ou obter conhecimentos acerca de metodologias ativas no uso de tecnologias Microsoft e Google.
Aprimorar e/ou obter conhecimentos acerca de metodologias ativas no uso de tecnologias Microsoft e Google.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão a partir do marco comum europeu, considerando as possibilidades de atuação e os campos de trabalho deste egresso. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da atuação de usabilidade da língua aprendida.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com os contextos de sua atuação.
Recomenda-se aos docentes realizarem atividades relacionadas às aspirações profissionais e pessoais dos alunos, conjuntamente ao desenvolvimento das marcas formativas. A partir da reflexão sobre si mesmo e da identificação das características necessárias aos futuros egressos, os alunos podem encontrar elementos para iniciar ou dar continuidade ao seu percurso nos níveis de inglês básico, intermediário e avançado, tendo em vista aprimorar cada vez mais suas competências.
O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira e/ou de vida considerando os seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas aspirações e competências requeridas relacionadas à língua para sua progressão; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua via e/ou carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: refletir sobre o itinerário formativo e possibilidades para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a inovação, a autonomia e o dinamismo, trabalhando de forma lúdica e criativa, fazendo uso de atividades que promovam a interação dos alunos e o desenvolvimento das habilidades de fala, leitura, audição e fala na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
8.1.1. Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Ao final da Unidade Curricular
8.1.2. Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular, estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
8.1.3. Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares.
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente.
8.2. Recuperação:
A recuperação será paralela a partir da constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Mesmo o curso sendo na modalidade presencial, é possível a adoção de tecnologias da informação e comunicação enquanto recursos didáticos e estratégicos para possibilitar a superação das dificuldades por parte do aluno.
COD: 2326
COD: 2438
COD: 36608
COD: 32582
COD: 33352
COD: 2449
COD: 52397
COD: 35375
COD: 2478
COD: 1915
COD: 53087
COD: 1551
COD: 102965
COD: 31026
COD: 2364
COD: 2457
COD: 40702
COD: 110268
COD: 1921
COD: 1559
COD: 1518
COD: 1556
COD: 1700
COD: 36921
COD: 117684
COD: 123842
COD: 118926
COD: 31038
COD: 129247
COD: 2459
COD: 129165
COD: 129926