Alterne entre as áreas

Técnico em Recursos Humanos

Técnico em Recursos Humanos

Objetivo geral Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho com foco em resultados. Objetivos específicos • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e estimulem o aprimoramento contínuo. • Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos. • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem visão crítica e tomada de decisão para resolução de problemas. • Promover avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem, a todos os envolvidos no processo educativo, a verificação da aprendizagem. • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com o Modelo Pedagógico Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho desse profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, ficando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem patamares crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. Para mobilizar o elemento planejamento de carreira, o docente deve propor atividades relacionadas ao mercado e ao mundo do trabalho, por exemplo, simulações de entrevista de emprego e outras situações de aprendizagem relacionadas à imagem pessoal, postura profissional e desenvoltura verbal. Propõem-se, na abordagem desse elemento, três etapas: i) ponto de partida – momento de vida do aluno, possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que tem e histórico profissional; ii) objetivos – o que o aluno pretende com relação à sua carreira a curto, médio e longo prazos; e iii) estratégias – o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. No que concerne às orientações metodológicas para a UC Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Nesse sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais UCs. O técnico em Recursos Humanos é um profissional que desempenha atividades administrativas operando recursos de TI, por isso sugere-se proporcionar, na medida do possível, atividades em laboratórios de informática para produção e edição de textos e de planilhas eletrônicas, além de pesquisas em diversas fontes na web. Recomenda-se ao docente o desenvolvimento das UCs 4, 5 e 6 de forma concomitante, tendo em vista que os processos de admissão, demissão e concessão de benefícios impactam o cálculo da folha de pagamento. No planejamento e na organização das metodologias de ensino a serem empregadas, deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Nesse sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho para assegurar o desenvolvimento das competências. Entrevistas com profissionais da área bem roteirizadas conjuntamente por docente e alunos, realizadas em ambientes das organizações, proporcionam bons momentos de síntese e aplicação quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. Além de permitir, igualmente, boas possibilidades de desenvolvimento das Marcas Formativas Senac e avaliação do desenvolvimento das competências. Na descrição de estudo de casos, dramatização de situações de trabalho, visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área, recomenda-se abordar conflitos e aspectos relacionados a diversidade de pessoas que compõem os quadros funcionais das organizações. As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Frente às mudanças do mundo do trabalho, de problemas ambientais e de questões éticas, o aluno deverá apresentar flexibilidade, conduta profissional e autodesenvolvimento. Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular UC 1: Organizar e executar atividades administrativas nos processos de recursos humanos da organização Sugere-se ao docente realizar visitas técnicas que proporcionem aos alunos visão sistêmica da organização e dos processos de recursos humanos. O docente também pode propor pesquisas com coleta e análise de dados que possibilitem visualizar as relações entre os processos de RH e da organização percebendo a importância de cada um nesse contexto. Além disso, podem ser abordados casos reais de trabalho solicitando aos alunos que argumentem a respeito da correção ou não de processos e procedimentos constantes nos relatos contemplando indicadores de processos da organização quando possível. Recomenda-se a elaboração de diversos tipos de documentos relacionados aos processos de RH. UC 2: Acompanhar e executar atividades nos processos de recrutamento, seleção e ambientação Sugere-se nessa unidade propor aos alunos a análise de situações reais para as quais o júri simulado se constitui em uma boa estratégia de abordagem dos assuntos pertinentes a relações de trabalho. Além disso podem ser realizadas visitas técnicas a Conselhos de profissão, Superintendência Regional do trabalho, sindicatos, nos quais os alunos possam efetuar algumas entrevistas com profissionais envolvidos no processo. Também se indica a proposição de pesquisas baseadas em situações-problema e a criação de um portfólio de legislação com as devidas fontes para que os alunos possam incorporar, à rotina de trabalho, a consulta constante desse tipo de documento. UC 3: Representar o empregador em situações referentes a relações de trabalho Sugere-se ao docente trabalhar com casos reais, propondo aos alunos o desafio de planejar e realizar processo de recrutamento, seleção e ambientação. Pode-se solicitar aos alunos pesquisas de salário no mercado para elaboração de editais de vagas. Recomenda-se também trabalhar com dramatizações e simulações de entrevistas e dinâmicas. Além disso, indica-se que o docente apresente situações de organizações de diversas naturezas solicitando aos alunos que argumentem a respeito da correção ou não dos procedimentos realizados. Outra estratégia interessante é a entrevista com gestores da área de RH, quando possível, para que os alunos possam analisar como o processo ocorre na prática e as dificuldades enfrentadas. UC 4: Apoiar e executar ações referentes a rotinas de admissão e demissão de colaboradores Sugere-se ao docente trabalhar com casos reais dos ambientes das organizações em processo de ampliação ou de redução de infraestrutura que impactem a movimentação de pessoal, desse modo propondo aos alunos o desafio de realizar atividades de admissão, movimentação (transferência) e demissão de empregados. Além disso, recomenda-se que o docente apresente situações de organizações de diversas naturezas solicitando aos alunos que tanto analisem os processos como criem um fluxo de cada atividade – admissão e demissão –, indicando o tratamento a ser dispensado a cada tipo de documento pertinente ao processo. Uma interessante estratégia é a elaboração um portfólio com a movimentação de pessoal. UC 5: Acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização Sugere-se ao docente trabalhar com estudos de casos reais do ambiente de trabalho das organizações cuja descrição indique a necessidade de concessão de benefícios legais e voluntários. Os alunos podem realizar pesquisas em sites corporativos para identificar os benefícios concedidos, classificando-os e verificando os documentos pertinentes e a forma de arquivamento. UC 6: Auxiliar na elaboração da folha de pagamento Sugere-se ao docente simular exercícios com cálculo de folha de pagamento, abordando situações relacionadas a afastamento, horas extras, licença-maternidade, entre outros. Para o desenvolvimento das atividades, recomenda-se propor exercícios relacionados às quatro operações matemáticas, sistemas de medidas e razão e proporção, mesmo que a Unidade do Senac disponha de software para a elaboração da folha de pagamento. UC 7: Realizar atividades no processo de elaboração, implantação e manutenção da política salarial e do plano de cargos e salários da organização Sugere-se ao docente propor simulações para as quais os alunos necessitem pesquisar salários praticados no mercado e que lhes seja solicitado elaborar um plano de cargos e salários ao longo da Unidade Curricular e o planejamento de sua implantação. Os alunos podem trabalhar em grupos, cada qual contemplando uma organização bem distinta das demais e, ao fim, indica-se a adoção de um seminário para apresentação das proposições, com a análise de cada exposição pelos demais. Outra estratégia interessante é a entrevista com gestor da área de RH para que os alunos possam analisar como se procede a elaboração e implantação de um plano de cargos e uma política salarial e quais suas implicações no dia a dia da organização ou, com base na análise de planos de cargos e salários reais, os alunos vivenciem situações que realmente ocorrem nas organizações. UC 8: Acompanhar e executar atividades nos processos de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) Sugere-se ao docente propor pesquisas a respeito de como as organizações promovem a avaliação de desempenho. Com base em diferentes casos reais, indica-se que os alunos elaborem uma proposta de instrumentos e indicadores capazes de avaliar desempenhos, alinhados aos planos de cargos e salários elaborados durante a UC7. UC 9: Auxiliar no planejamento e na realização do processo de avaliação de desempenho Sugere-se ao docente que as atividades usualmente adotadas nas situações de T&D devem ser bastante exploradas, tais como jogos de empresa, dinâmicas de grupo, dentre outros. Caso a Unidade do Senac possua condições, o Treinamento Experimental ao Ar Livre (Teal) é um recurso muito interessante e motivador para os alunos. O docente pode solicitar, ainda, que seja elaborado um Plano de T&D, conforme dados obtidos em avaliação de desempenho referente a situações reais de trabalho, além de realizar pesquisa e elaboração de orçamento. Também pode solicitar pesquisa e elaboração de orçamento para treinamentos. UC 10: Auxiliar na organização e realização de ações relacionadas ao ambiente organizacional Profissionais de marketing, segurança e saúde no trabalho, assistência/responsabilidade social ou de RH que atuem nessas áreas, poderão ser convidados para conversar com os alunos sobre como o técnico em RH pode apoiar atividades relacionadas a esses profissionais e sua equipe. Recomenda-se ao docente apresentar a descrição de vários tipos de organizações, solicitar aos grupos de alunos que planejem ações de endomarketing, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social a partir de pesquisas de benchmarking e conforme as especificidades de cada caso. Outra opção é a realização de visitas técnicas em organizações que tenham boa atuação nessas áreas para que os alunos analisem os processos e proponham melhorias em cada um deles. Indica-se a simulação de uma pesquisa de clima organizacional para que os alunos a apliquem, recolham e tabulem os dados obtidos. UC 11: Projeto Integrador Técnico em Recursos Humanos A elaboração dos Projetos Integradores consistirá em propor aos alunos a realização de atividades que, pelo seu encadeamento, contemplem todas as unidades curriculares do curso para a contextualização e a articulação das competências propostas. O projeto será negociado com os alunos e orientadores, ocasião em que serão demonstradas pelos alunos as necessidades reais da prática e das competências profissionais. Caso o docente opte por trabalhar com um tema gerador diferente daqueles sugeridos no plano de curso, recomenda-se priorizar pesquisas de campo por meio de vivências, práticas, visitas técnicas, entrevistas com pessoas do mercado de trabalho, entre outros. Quando não for possível a vivência em ambiente real de trabalho, sugere-se o uso de estratégias como resolução de situações-problema e estudo de casos, por meio de recursos como vídeos, reportagens e casos fictícios baseados na realidade. As pesquisas e visitas técnicas realizadas nas demais UCs também servem de subsídio para o desenvolvimento do projeto. 

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; • ser diagnóstica e formativa; • permear e orientar todo o processo educativo; • verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); • permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e de feedback em que docente e aluno possam, juntos, fazer correções de rumo ou adotar novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. Formas de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da UC/curso). • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA Ao fim da Unidade Curricular • Atendido – A • Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada UC (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da UC, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da UC. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida – D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as UCs (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado – AP • Reprovado – RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância. 

Avise-me sobre novas turmas

Ao realizar minha inscrição, declaro ciência de que o Senac AL tratará somente os dados pessoais necessários para realizar meu cadastro e viabilizar o retorno da Instituição com as informações acerca dos cursos de interesse e correlatos.