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Massagista

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Turma - 2025.3.194

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

Os benefícios da massagem vão além do relaxamento, influenciando o organismo de forma mecânica, neural, fisiológica e quimicamente , e contribuindo para a prevenção dos distúrbios osteomusculares, o alívio das tensões musculares, o aumento da flexibilidade, do movimento e da circulação sanguínea e linfática, o combate ao estresse e a melhora da qualidade de vida e da sensação de bem-estar . Com a evolução da massoterapia no Brasil, ao longo do tempo foram incorporadas novas técnicas e foi se consolidando a identidade do massagista como profissional que visa à melhora da qualidade de vida. Atualmente, com o aumento de patologias e transtornos associados ao estilo de vida contemporâneo e o surgimento de políticas e ações de saúde baseadas na visão integral do ser humano, a atuação do massagista vem ganhando espaço. Estudos recentes do Ministério da Saúde mostram um crescimento de práticas integrativas no campo da saúde, no âmbito global . Nesse contexto, as possibilidades de inserção profissional do massagista são diversas, seja como autônomo em espaços próprios e atendimentos a domicílio ou integrando equipes multiprofissionais em clubes, centros estéticos, meios de hospedagens, clínicas, instituições de longa permanência etc.Em consonância com o cenário descrito, o Senac oferta a Qualificação Profissional em Massagista, a fim de promover a formação de profissionais capazes de atender às demandas atuais do segmento. A proposta está estruturada com base em competências pautadas nas atribuições e nos limites de atuação do massagista, permeadas pela visão holística do ser humano e da prática massoterapêutica, alinhadas com os avanços tecnológicos da área e voltadas à melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população. 

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com os perfis detalhados a seguir.UC1: Organizar o ambiente de realização da massagem.Docentes com experiência profissional em serviços de massoterapia, estética ou podologia, com Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Massoterapia, Estética, Podologia ou Acupuntura, e/ou formação superior na área da Saúde, em Administração ou em áreas afins.UC2: Avaliar as necessidades do cliente relativas à realização da massagem.UC3: Realizar procedimentos massoterapêuticos ocidentais de relaxamento e estimulação muscular.UC4: Realizar procedimentos massoterapêuticos de prevenção de lesões e recuperação muscular no esporte.Docentes com experiência profissional na prática massoterapêutica, com Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Massoterapia, e/ou formação superior na área da Saúde.UC5: Projeto Integrador MassagistaDocentes com experiência profissional na área da saúde, com Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Massoterapia ou Acupuntura, e/ou formação superior na área da saúde ou em áreas afins.Recomenda-se que os docentes sejam devidamente habilitados para a docência em Educação Básica nos termos do Art. 62 da LDB e o Art. 40 da resolução Nº 06/2012 do CNE/CBE .A docência nos cursos a distância requer a experiência e formação anteriormente citadas, bem como domínio de recursos informáticos como pacote Office, internet e noções básicas de ambientes virtuais de aprendizagem. Desejável experiência ou formação em tutoria online 

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. 
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. 
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.   

Orientações metodológicas específicas para cada Unidade Curricular:
 
UC1: Organizar o ambiente de realização da massagem.
Com foco na organização de ambientes e processos, recomenda-se que seja disponibilizada aos alunos a possibilidade de vivenciarem os fazeres profissionais do massagista referentes ao manuseio e higienização de mobiliários e utensílios e à organização de documentos, respeitando os princípios de ergonomia, biossegurança e sustentabilidade. Para tal, podem ser propostas atividades tais como: visitas técnicas a clínicas e/ou espaços de massagens; experimentações e simulações em laboratórios e pesquisas sobre os diferentes aspectos envolvidos na organização do espaço de trabalho do Massagista.

UC 2: Avaliar as necessidades do cliente relativas à realização da massagem.
Com foco no processo de avaliação do cliente, é necessário criar condições para que os alunos reconheçam os aspectos anatomofisiopatológicos e biomecânicos a serem observados pelo Massagista, bem como as técnicas de observação, inspeção e palpação aplicáveis, visando à construção de um repertório que subsidie tanto os fazeres profissionais diretamente relacionados a esta unidade curricular quanto os que têm a ver com a realização das massagens. Nesse sentido, é importante destacar a necessidade de, conforme estabelecido na organização curricular do curso, realizar uma abordagem contínua dos sistemas do corpo humano, iniciando nesta UC com o reconhecimento dos aspectos gerais e prosseguindo nas unidades curriculares 3 e 4 por meio do estudo das questões especificamente ligadas a cada tipo de massagem. Para tal, podem ser propostas atividades como: discussões de casos apresentando diferentes indicações e contraindicações para a realização da massagem, análise de diversos biotipos e atividades em laboratório envolvendo a avaliação de diferentes indivíduos. Vale destacar que, em relação ao desenvolvimento da competência prevista nesta unidade curricular, torna-se fundamental que o aluno realize os fazeres profissionais descritos nos indicadores não somente em atividades realizadas entre pares, mas também em contextos reais de atendimento ao público, devendo ser reservada para essas vivências um volume de carga horária suficiente para subsidiar o desenvolvimento da competência em questão. 

UC3: Realizar procedimentos massoterapêuticos ocidentais de relaxamento e estimulação muscular.
Com foco nos diferentes tipos de massagens ocidentais de relaxamento e de estímulo muscular contemplados nesta unidade curricular, é necessário disponibilizar condições para que os alunos realizem todos os procedimentos que compõem a atuação profissional do Massagista, em contextos similares aos vivenciados no mundo do trabalho.   Para tal, precisam ser propostas atividades de reconhecimento, prática e aprimoramento das diversas manobras e técnicas envolvidas na massagem clássica e na Quick Massage feita com base na adaptação da massagem clássica, elaboração de planos de atendimento, simulações e experimentações em laboratório envolvendo a realização das massagens em diferentes indivíduos e visitas técnicas a clínicas, espaços de massoterapia e clubes desportivos, dentre outros. Vale destacar que, em relação ao desenvolvimento da competência prevista nesta unidade curricular, torna-se fundamental que o aluno realize os fazeres profissionais descritos nos indicadores não somente em atividades realizadas entre pares, mas também em contextos reais de atendimento ao público, devendo ser reservada para essas vivências um volume de carga horária suficiente para subsidiar o desenvolvimento da competência em questão. 

UC4: Realizar procedimentos massoterapêuticos de prevenção de lesões e recuperação muscular no esporte.
Com foco nos diferentes tipos de massagens contemplados nesta unidade curricular, é necessário disponibilizar condições para que os alunos realizem todos os procedimentos massoterapêuticos de prevenção de lesões e recuperação muscular no esporte que compõem a atuação do profissional, em contextos similares aos vivenciados no mundo do trabalho. Para tal, precisam ser propostas atividades de reconhecimento, prática e aprimoramento das diversas manobras e técnicas envolvidas na massagem prévia à prática esportiva, na massagem concomitante à prática esportiva e na massagem posterior à prática esportiva, elaboração de planos de atendimento, simulações e experimentações em laboratório envolvendo a realização das massagens em diferentes indivíduos e visitas técnicas a clínicas, espaços de massoterapia e clubes desportivos, dentre outros. Vale destacar que, em relação ao desenvolvimento da competência prevista nesta unidade curricular, torna-se fundamental que o aluno realize os fazeres profissionais descritos nos indicadores não somente em atividades realizadas entre pares, mas também em contextos reais de atendimento ao público, devendo ser reservada para essas vivências um volume de carga horária suficiente para subsidiar o desenvolvimento da competência em questão.

UC5: Projeto Integrador Massagista
Considerando os temas geradores propostos, é fundamental promover um processo de mediação da aprendizagem no qual sejam feitas as articulações entre as competências correspondentes a cada unidade curricular e os aspectos relacionados à ergonomia na atuação do Massagista ou à inserção deste profissional no mundo do trabalho considerando o cenário local, bem como a eventuais temas geradores definidos conforme a realidade de cada região. Para tal, recomenda-se observar as possibilidades apontadas na descrição dos temas geradores acerca de cada etapa de elaboração do projeto. Por fim, considerando que o Projeto Integrador deve ser um espaço privilegiado para a impressão das Marcas Formativas Senac, recomenda-se que, tanto no contexto dos desafios identificados pelos alunos na fase de problematização quanto na construção realizada nas etapas de desenvolvimento e síntese, as atividades sejam permeadas pela reflexão acerca da relevância do domínio técnico-científico, da visão crítica e da atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados, na prática massoterapêutica.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:• Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.• Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.• Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação:• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).• As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:Menção por indicador de competênciaA partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:Durante o processo• Atendido - A• Parcialmente atendido - PA• Não atendido - NAAo final da Unidade Curricular• Atendido - A• Não atendido - NAMenção por Unidade CurricularAo término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:• Desenvolvida - D• Não desenvolvida – NDMenção para aprovação no cursoPara aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.• Aprovado - AP• Reprovado - RPRecuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.