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Aperfeiçoamento para Camareira (o)

Aperfeiçoamento para Camareira (o)

Turma - 2025.11.41

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O setor de turismo no Brasil continua a crescer de forma significativa, impulsionado por investimentos do setor público e privado. Segundo dados da Embratur e do Ministério do Turismo, em 2022, o Brasil recebeu aproximadamente 3,2 milhões de turistas estrangeiros, demonstrando uma recuperação gradual após o impacto da pandemia de COVID-19. A retomada do turismo internacional e o fortalecimento do turismo doméstico têm sido acompanhados por um aumento nas infraestruturas turísticas em todo o país.

Em Alagoas, especificamente, o turismo tem se destacado como um dos principais motores econômicos. O estado, conhecido por suas belas praias e cultura rica, recebeu em 2023 cerca de 2 milhões de turistas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur). Este fluxo de visitantes reforça a necessidade de qualificação profissional no setor de hospitalidade, especialmente em meios de hospedagem como hotéis, resorts e pousadas.

A expansão e modernização dos empreendimentos de hospedagem em Alagoas, incluindo a abertura de novos hotéis e a ampliação de resorts, exigem cada vez mais profissionais capacitados para atender às demandas por serviços de alta qualidade. Neste cenário, a(o) camareira(o) desempenha um papel importante, proporcionando conforto e satisfação aos hóspedes através de serviços de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais.

O curso de Aperfeiçoamento para Camareira(o), oferecido pelo Senac, visa atender a essa crescente demanda do mercado local e regional, aperfeiçoando profissionais para atuarem com excelência. O curso promove o domínio de técnicas e conhecimentos específicos, capacitando-os a oferecer um serviço que atenda aos padrões exigidos pelo mercado de hospedagem em um cenário de expansão e valorização do turismo em Alagoas.

O desenvolvimento da oferta ora proposta, requer docentes com comprovada experiência profissional e/ou formação Nível Superior em Turismo ou áreas afins: Hotelaria, Gastronomia ou Administração. Desejável experiência em docência.

A proposta deste curso, embora não se comprometa com o desenvolvimento integral de competências profissionais, garante a abordagem de conhecimentos específicos (legislação, normas, etc.), habilidades (técnicas, uso de equipamentos, etc.) e atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais dentro de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, alinhadas com a Proposta Pedagógica do Senac, baseiam-se no princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam uma prática pedagógica contextualizada. O curso coloca o aluno em situações de aprendizagem que permitem o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação profissional e a solução de problemas inerentes ao ambiente de trabalho. Essas práticas contribuem para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos, permitindo ao aluno traçar o caminho de sua formação e desenvolvimento profissional.

O Senac adota marcas formativas que reforçam seu compromisso com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. As marcas incluem: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados.

Em um cenário pós-COVID-19, o setor hoteleiro passou por significativas transformações, especialmente em relação aos cuidados sanitários e à adoção de boas práticas para a prevenção de doenças. O curso enfatiza a importância da higienização rigorosa e das práticas de desinfecção para garantir a segurança de hóspedes e colaboradores. Dessa forma, o conteúdo abordará as novas normas e procedimentos sanitários, promovendo uma atualização essencial para os profissionais que atuam na área, garantindo que estejam preparados para atender às exigências atuais do mercado de hospitalidade.

 

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
• Atendido - A
• Parcialmente atendido - PA
• Não atendido - NA

Ao final da Unidade Curricular
• Atendido - A

• Não atendido - NA

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
• Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
• Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.