Turismo de Base Comunitária

Turma - 2025.11.13
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Justificativa
O Turismo de Base Comunitária (TBC) representa uma estratégia inovadora e inclusiva, fundamental para promover o protagonismo das comunidades locais e a valorização de suas identidades culturais e ambientais. Em Alagoas, com sua diversidade natural e cultural, o TBC desponta como um segmento estratégico, capaz de alavancar o desenvolvimento sustentável e fortalecer a economia local.
Dados do IBGE (2022) apontam que Alagoas é um estado com forte presença de comunidades tradicionais, como quilombolas e ribeirinhas, cujas práticas culturais e conhecimentos locais são atrativos únicos. Contudo, o turismo convencional por vezes não integra essas comunidades nos processos de planejamento e gestão, resultando em subutilização desse potencial.
A capacitação de profissionais especializados em TBC é essencial para alinhar práticas turísticas às demandas contemporâneas de sustentabilidade, equidade e valorização cultural. Este curso busca formar agentes transformadores que atuarão como líderes no desenvolvimento de projetos turísticos comunitários, contribuindo para a preservação do patrimônio local, a inovação nos roteiros turísticos e o fortalecimento da economia solidária.
Vale ressaltar que a valorização da identidade cultural e da sustentabilidade é uma premissa necessária ao desenvolvimento local, uma vez que o setor turístico está associado a um consumo cíclico. Reconhecendo a importância estratégica do setor, o SENAC oferta este curso com o objetivo de formar profissionais capacitados para impulsionar o turismo comunitário e fazer diferença nas regiões em que atuem, promovendo inclusão, inovação e desenvolvimento sustentável.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta proposta requer docentes com formação na área de Turismo de Base Comunitária e, preferencialmente, experiência docente. É desejável que os docentes tenham domínio de metodologias ativas, alinhadas ao Modelo Pedagógico do Senac.
Orientações Metodológicas
A proposta deste curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para o fortalecimento de competências profissionais no contexto do turismo comunitário.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno em situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação de saberes necessários à ação e à solução de desafios relacionados à gestão e ao desenvolvimento de projetos de turismo comunitário.
O Senac promove marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, em alinhamento aos objetivos do curso. São elas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, sempre com foco em resultados.
Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas que favoreçam a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados ao campo do turismo comunitário. Isso pode ser alcançado por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos internos e externos, incluindo comunidades e projetos turísticos locais.
Recomenda-se considerar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a realidade cultural, social e ambiental de suas comunidades, conduzindo-os a um processo de aprendizagem eficaz e preparando-os para enfrentar e solucionar desafios em projetos turísticos. Sugere-se que o docente oriente os alunos a realizarem levantamentos e pesquisas sobre o potencial turístico local e regional, mapeando atrativos, práticas culturais e possibilidades de desenvolvimento sustentável.
Ressalta-se a importância de estratégias como simulações de situações reais, pesquisas de campo, estudos de caso e atividades de pesquisa em fontes diversas (internet, biblioteca, jornais, revistas especializadas e informes locais). Essas abordagens visam subsidiar o desenvolvimento de estratégias éticas e inovadoras para a promoção de destinos turísticos, fortalecendo a comunicação assertiva e o planejamento estratégico com as comunidades locais.
Avaliação
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido – NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
- Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária total do curso.
- Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
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