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Turismo de Base Comunitária

Turismo de Base Comunitária

Turma - 2025.11.13

PRESENCIAL

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O Turismo de Base Comunitária (TBC) representa uma estratégia inovadora e inclusiva, fundamental para promover o protagonismo das comunidades locais e a valorização de suas identidades culturais e ambientais. Em Alagoas, com sua diversidade natural e cultural, o TBC desponta como um segmento estratégico, capaz de alavancar o desenvolvimento sustentável e fortalecer a economia local.

Dados do IBGE (2022) apontam que Alagoas é um estado com forte presença de comunidades tradicionais, como quilombolas e ribeirinhas, cujas práticas culturais e conhecimentos locais são atrativos únicos. Contudo, o turismo convencional por vezes não integra essas comunidades nos processos de planejamento e gestão, resultando em subutilização desse potencial.

A capacitação de profissionais especializados em TBC é essencial para alinhar práticas turísticas às demandas contemporâneas de sustentabilidade, equidade e valorização cultural. Este curso busca formar agentes transformadores que atuarão como líderes no desenvolvimento de projetos turísticos comunitários, contribuindo para a preservação do patrimônio local, a inovação nos roteiros turísticos e o fortalecimento da economia solidária.

Vale ressaltar que a valorização da identidade cultural e da sustentabilidade é uma premissa necessária ao desenvolvimento local, uma vez que o setor turístico está associado a um consumo cíclico. Reconhecendo a importância estratégica do setor, o SENAC oferta este curso com o objetivo de formar profissionais capacitados para impulsionar o turismo comunitário e fazer diferença nas regiões em que atuem, promovendo inclusão, inovação e desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento da oferta proposta requer docentes com formação na área de Turismo de Base Comunitária e, preferencialmente, experiência docente. É desejável que os docentes tenham domínio de metodologias ativas, alinhadas ao Modelo Pedagógico do Senac.

A proposta deste curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para o fortalecimento de competências profissionais no contexto do turismo comunitário.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno em situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação de saberes necessários à ação e à solução de desafios relacionados à gestão e ao desenvolvimento de projetos de turismo comunitário.

O Senac promove marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, em alinhamento aos objetivos do curso. São elas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, sempre com foco em resultados.

Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas que favoreçam a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados ao campo do turismo comunitário. Isso pode ser alcançado por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos internos e externos, incluindo comunidades e projetos turísticos locais.

Recomenda-se considerar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a realidade cultural, social e ambiental de suas comunidades, conduzindo-os a um processo de aprendizagem eficaz e preparando-os para enfrentar e solucionar desafios em projetos turísticos. Sugere-se que o docente oriente os alunos a realizarem levantamentos e pesquisas sobre o potencial turístico local e regional, mapeando atrativos, práticas culturais e possibilidades de desenvolvimento sustentável.

Ressalta-se a importância de estratégias como simulações de situações reais, pesquisas de campo, estudos de caso e atividades de pesquisa em fontes diversas (internet, biblioteca, jornais, revistas especializadas e informes locais). Essas abordagens visam subsidiar o desenvolvimento de estratégias éticas e inovadoras para a promoção de destinos turísticos, fortalecendo a comunicação assertiva e o planejamento estratégico com as comunidades locais.

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido – NA

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:

  • Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária total do curso.
  • Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.

Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.