Garçom

Turma - 2025.11.10
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Justificativa
No Brasil, de acordo com Ministério do Turismo, a profissão de Garçom vem crescendo junto ao setor de alimentação, que chegou a faturar 164,7 bilhões de reais em 2017, representando um aumento de mais de 6% ao ano . Com esse aumento novas tendências, tecnologias e variedades foram incorporadas à área da Gastronomia, a qual tem apresentado significativa evolução nos últimos anos.Dentre as novas oportunidades de emprego por ano, das 450 mil vagas anuais nos estabelecimentos de alimentação, 250 mil são para a ocupação de garçom . Das perspectivas e necessidade desse profissional, a qualificação é seu ponto principal. Atualmente, espera-se que o garçom execute diversas tarefas, sendo capaz de se adaptar aos diferentes ambientes de trabalho.Diante desse cenário, por meio da oferta deste curso, o Senac contribui para a qualificação de pessoas que buscam atuar no mercado de trabalho como Garçom.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Salão & Bar e formação em Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Biologia, Turismo e Hotelaria, ou áreas afins.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).
Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido.
O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho.
Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências.
Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer.
Orientações metodológicas específicas para as Unidades Curriculares
No desenvolvimento das Unidades Curriculares, o docente deverá promover situações de aprendizagem que possibilitem a compreensão da tipologia dos empreendimentos de A&B por meio de visitas técnicas, laboratório de informática, biblioteca, entrevistas, entre outras estratégias que estabeleçam relações com as organizações do setor. Devem ser abordados temas relacionados à sustentabilidade, na gestão de recursos, produtos e insumos, assim como a prática de reciclagem de lixo no ambiente de trabalho, além dos diferentes leiautes de restaurante e cardápio, conforme tipologia de restaurantes. Quando não for possível vivenciar atividades reais, é indicada a utilização de casos fictícios.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular: Organizar o ambiente e os processos de trabalho em salão e bar:
Recomenda-se aos docentes planejar situações de aprendizagem que propiciem aos alunos o reconhecimento da atuação profissional frente ao mercado trabalho e como parte integrante do processo produtivo no segmento de Gastronomia, por meio da realização das etapas de trabalho, considerando as especificidades da função no que diz respeito ao ambiente, equipamentos e utensílios de salão e bar, legislação e segurança, além da constante utilização de termos técnicos no desenrolar dos fazeres.
Sugere-se ao docente propor atividades onde os alunos tenham contato com profissionais da gastronomia, da área da saúde, sobretudo da nutrição, Vigilância Sanitária, como também empresários do setor de alimentação, por meio de palestras, seminários, visitas técnicas, discussões em grupo e estudos de situações-problema. Além disso, o docente deve realizar atividades práticas que evidenciem a organização do espaço de trabalho e mise en place levando em consideração a questão da ergonomia, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a necessidade da criticidade no que diz respeito a sustentabilidade, as relações de trabalho e suas responsabilidades.
Para turmas que são compostas por diferentes cursos, mas que se valem da convergência de unidades curriculares, é imprescindível que o docente trabalhe as especificidades para cada função dentro dos parâmetros da competência.
Ressalta-se que o docente deve atentar-se aos demais cursos que convergem com esta unidade curricular junto ao seu Departamento Regional.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular: Controlar e organizar estoques em salão e bar:
Recomenda-se aos docentes planejar situações de aprendizagem que propiciem aos alunos a realização das etapas de trabalho, considerando as especificidades da função e no que diz respeito ao processo de movimentação dos insumos e produtos de salão e bar, legislações aplicadas ao ambiente de estoque, controle das quantidades, organização de equipamentos e utensílios, entre outras.
Sugere-se ao docente propor visitas técnicas, estudos de situações-problema, simulações de recebimento e armazenamento de mercadorias e o preenchimento de documentos orientadores de controle de estoque e seus processos. Recomenda-se ainda que, para tais atividades, o docente considere a questão da ergonomia, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a necessidade da criticidade no que diz respeito a sustentabilidade, as relações de trabalho e suas responsabilidades.
Para turmas que são compostas por diferentes cursos, mas que se valem da convergência de unidades curriculares é imprescindível que o docente trabalhe as especificidades para cada função dentro dos parâmetros da competência. Ressalta-se que o docente deve atentar-se aos demais cursos que convergem com esta unidade curricular junto ao seu Departamento Regional.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular: Atender clientes no setor de alimentos e bebidas:
Recomenda-se que o docente trabalhe atividades de situação-problema, onde o aluno possa exercitar a cordialidade e o respeito a diversidade no acolhimento e atendimento ao cliente.
Além disto, sugere-se visitas técnicas a estabelecimentos onde os alunos possam conhecer diversas estruturas, layouts e formas de atendimento, bem como ferramentas automatizadas da gestão do atendimento.
Indica-se rodas de conversa sobre o elemento “Condutas, termos, nomenclatura e conceitos para o atendimento às pessoas: identidade de gênero e orientação sexual, idosos, pessoas com deficiência, tipos de deficiência, origem e condição social, étnica, entre outros” e simulações de atendimento sempre com a perspectiva positiva de entender a legislação, o papel e o direito do outro na relação profissional, tanto dos colegas de equipe como clientes internos e externos. É recomendável que as rodas de conversa sejam conduzidas por especialistas no tema, que poderão desenvolver atividades com diferentes estratégias de abordagem.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular Servir alimentos e bebidas:
Sugere-se que o docente trabalhe com atividades práticas com foco nas habilidades de destreza e segurança, a fim de aprimorar o transporte de alimentos em bandejas, guéridons e demais itens, bem como nas diversas formas de desembaraço de mesa e soluções de situações-problemas.
No elemento “Possibilidades de adaptação aos pedidos e necessidades do cliente (pessoas com deficiência; restrições alimentares ou outras necessidades)” é interessante relacionar com a UC anterior e questionar como o ato de transportar e servir as pessoas com restrições alimentares pode contribuir para evitar contaminação dos alimentos, assim como a forma de disposição das produções e utensílio à mesa pode facilitar a autonomia da pessoa com deficiência, além de estimular que os alunos proponham práticas de servir com estas necessidades.
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador:
Para o desenvolvimento do Projeto Integrador, o docente responsável deve apresentar o tema gerador no primeiro contato com os alunos, juntamente com o cronograma de trabalho. Estes, por sua vez, podem validar a proposta, sugerir substituição do tema ou adequação da proposta original, que deve ser analisada e acatada pelo docente, quando pertinente.
O Projeto Integrador deve estimular a pesquisa e a investigação de outras realidades, contextualizadas às demais Unidades Curriculares. Por isso, é fundamental que o docente responsável pelo desenvolvimento desse projeto promova a interação com os demais docentes do curso, uma vez que todos devem participar do processo.
Assim, e considerando ainda que o Projeto Integrador é um dos momentos no qual o docente deve trabalhar com as Marcas Formativas Senac, sugere-se que sejam propostos desafios os quais favoreçam os alunos com a demonstração do domínio técnico-científico, visão sistêmica e comportamento investigativo. Do mesmo modo, devem estimular a autonomia, a criatividade e proatividade nos alunos, contemplando situações de aprendizagem que permitam o trabalho em equipe, no qual irão estabelecer relações interpessoais construtivas.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:• Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.• Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.• Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).• As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:Menção por indicador de competênciaA partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo• Atendido - A• Parcialmente atendido - PA• Não atendido - NAAo final da Unidade Curricular• Atendido - A• Não atendido - NAMenção por Unidade CurricularAo término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:• Desenvolvida - D• Não desenvolvida – NDMenção para aprovação no cursoPara aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.• Aprovado - AP• Reprovado - RPRecuperaçãoA recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
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