Cozinha Mediterrânea

Turma - 2025.11.9
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Justificativa
A culinária típica dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, compreende a costa da Europa, da Ásia e da África. Da França ao Egito, do Marrocos à Grécia, da Síria à Espanha[1], a região tem vários pontos em comum no que diz respeito à alimentação de seus povos, com ingredientes característicos que deram origem ao que ficou conhecido como a dieta mediterrânica — aprovada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2013.
Apesar de variar um pouco de um país para o outro, alguns ingredientes já são verdadeiros clássicos da culinária mediterrânea, estrelando a maioria dos seus pratos. Toda essa gama de esfericidade resultam uma culinária diferenciada, onde o profissional de cozinha deve sempre ampliar os seus conhecimentos em cozinhas e ingredientes. Tudo isso para ampliar o seu repertório de preparações, conhecendo os aspectos da cultura alimentar, trazendo novas perspectivas e, nesse contexto, aumenta a demanda por profissionais preparados e aptos a concretizar os processos gastronômicos com qualidade. Neste sentido, justifica-se a oferta do curso Cozinha Mediterrânea.
[1] CHEFS BLOG. Disponível em: http://blog.chefsclub.com.br/dica-fique-por-dentro-das-caracteristicas-da-cozinha-mediterranea/. Acesso em: 29 de ago. 2018O curso de aperfeiçoamento Cozinha Mediterrânea tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: Preparar e finalizar produções gastronômicas da cozinha mediterrânea.
É destinado a profissionais e alunos da gastronomia que estejam buscando aperfeiçoamento técnico em cozinha mediterrânea.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em cozinha do mediterrâneo e formação em gastronomia, nutrição, engenharia de alimentos ou áreas afins.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).
Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular
Indica-se que o curso tenha como foco o uso das técnicas gastronômicas para que o aluno aprenda a conhecer e manipular os insumos encontrados nos países banhados pelo mar mediterrâneo, reconhecendo as características dos principais ingredientes de cada região, uso e os aspectos culturais, contribuindo para elaboração de produções clássicas, que represente a cultura alimentar destes países. Desta forma, o curso prevê a realização de produções gastronômicas com base em ficha técnica de preparações clássicas das cozinhas das regiões banhadas pelo mediterrâneo dos países: Itália, França, Espanha, Turquia, Síria, Líbano e Marrocos.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:• Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.• Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.• Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).• As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competênciaA partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo• Atendido - A• Parcialmente atendido - PA• Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular• Atendido - A• Não atendido - NA Menção por Unidade CurricularAo término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:• Desenvolvida - D• Não desenvolvida ¯ ND Menção para aprovação no cursoPara aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP• Reprovado - RP RecuperaçãoA recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.