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Moulage

Moulage

Turma - 2025.2.91

PRESENCIAL

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Na cadeia produtiva, o Modelista é o profissional que faz a ligação entre os setores de criação e produção das peças do vestuário. A partir dos seus conhecimentos e da habilidade de interpretação dos modelos, desenvolve modelagens para peças do vestuário com estruturas que primam pela vestibilidade e beleza. Nos ateliês, produz peças sob medida para os consumidores. No mercado profissional, são valorizados os profissionais críticos, focados na excelência de caimento e vestibilidade da roupa. Pode, ainda, exercer o ofício sem sair de casa ou atender a domicílio. Para quem pretende ingressar na profissão ou já está atuando é, portanto, imprescindível investir em qualificação, uma vez que, além das técnicas de modelagens, é necessário se relacionar com clientes e fornecedores, visando atender a diferentes demandas, com foco em resultados, com qualidade e sustentabilidade. A moulage é uma técnica mais avançada da modelagem, definida como modelagem tridimensional. Permite ao modelista desenvolver os moldes diretamente no corpo do manequim, onde o tecido é sobreposto e ajustado, tomando as formas e o caimento desejados. Esta técnica, além de ajudar a desenvolver a criatividade do profissional, permite identificar, de forma mais clara, os ajustes necessários ao formato anatômico da peça. A técnica acelera a confecção da vestimenta e minimiza as possíveis falhas da modelagem. Visando compor o grande mercado de confecção, o SENAC propõe a oferta do Aperfeiçoamento em Moulage a fim de preparar profissionais de qualidade para atuação no segmento de moda. Este curso tem como objetivo aprimorar a atuação profissional e complementar, atualizar e/ou aprofundar os saberes acerca da modelagem, por meio das técnicas de moulage.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com formação de nível superior em Moda, com experiência e domínio das áreas de costura, modelagem plana e moulage. Desejável possuir alguma formação e/ou experiência em docência.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:







  • Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.


  • Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.


  • Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.






      Forma de expressão dos resultados da avaliação:







  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).


  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.


  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.






 Menção por indicador de competência:





A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas a cada indicador são:





Durante o processo







  • Atendido – A


  • Parcialmente atendido – PA


  • Não atendido – NA






Ao final da Unidade Curricular







  • Atendido – A


  • Não atendido – NA






Menção por Unidade Curricular:





Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:







  • Desenvolvida – D


  • Não desenvolvida – ND






 





 Menção para aprovação no curso:





Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências).





Além da menção D (desenvolvida), ele deve ter frequência mínima de 75%, conforme a legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.







  • Aprovado – AP


  • Reprovado – RP






Recuperação:





A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.