Preparo de bolos e tortas

Turma - 2025.3.114
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Justificativa
Fazer bolos e tortas pode ser o caminho escolhido por quem deseja montar o próprio negócio ou gerar uma renda extra[1]. Esse tipo de mercado bastante popular e promissor, principalmente por ser simples de começar, pela acessibilidade do investimento inicial e pelo fato de o empreendedor poder iniciá-lo em sua própria residência.
Ao mesmo tempo, a diversificação e a rentabilidade dos serviços de panificação vêm crescendo. Como a demanda é alta, esse nicho acolhe todos os tipos de produções, do produto mais modesto ao mais sofisticado[2]. Tão importante quanto a estética, há de se considerar o sabor como um fator determinante para a fidelização do cliente. Com este curso de preparo de bolos e tortas, os profissionais da gastronomia poderão ampliar sua capacidade criadora, elaborando bolos e tortas e tendo a qualidade como diferencial do seu empreendimento, justificando, assim, a oferta deste curso.
[1] TORREÃO, L. Bolos e tortas são opções para quem deseja empreender. In: Portal Senac Pernambuco. Recife, 7 mar. 2018. Disponível em: http://www.pe.senac.br/bolos-e-tortas-sao-opcoes-para-quem-deseja-empreender/. Acesso em: 12 set. 2018.
[2] ASSAS. Empreendedor: Dicas para seu negócio de tortas e doces artesanais. In: Blog Asaas. [S.l.], 4 jul. 2014. Disponível em: https://www.asaas.com/blog/empreendedor-dicas-para-seu-negocio-de-tortas-e-doces-artesanais/. Acesso em: 12 set. 2018.
O curso de aperfeiçoamento em preparo de bolos e tortas tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: elaborar produções de bolos e tortas.
É destinado a profissionais que atuam no segmento de produções alimentícias ou de gastronomia.
Perfil do Pessoal, Docente e Técnico
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em preparação de bolos e tortas e com formação em Confeitaria ou áreas afins.
Orientações Metodológicas
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).
No desenvolvimento do curso, indica-se que o docente estimule a criatividade trazendo várias opções de decorações como inspiração, com ênfase na utilização de ingredientes regionais. Essas são questões relevantes para quem trabalha no preparo de bolos e tortas, fortalecendo o processo de produção dessa área da gastronomia. Outra sugestão é que o docente defina uma das referências bibliográficas para padronizar as técnicas e receitas do curso, sendo que a outra será de apoio ao estudo.
Avaliação
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
- Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
- Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
- Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.
Forma de expressão dos resultados da avaliação
- Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
- As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
- De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
- Atendido - A
- Parcialmente atendido - PA
- Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
- Atendido - A
- Não atendido - NA
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
- Desenvolvida - D
- Não desenvolvida – ND
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
- Aprovado - AP
- Reprovado - RP
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.