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Preparo de Pães Artesanais

Preparo de Pães Artesanais

Turma - 2025.11.30

PRESENCIAL

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A Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP)[1], junto ao Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), afirmam que a atuação, diversificação e lucro dos serviços de panificação vêm crescendo, apontando a tendência dos consumidores em buscarem alimentos artesanais e consumirem menos produtos industrializados.



Sendo assim, por se tratar de um mercado bastante competitivo, a necessidade de formação, bem como a criatividade nas técnicas e receitas de panificação, fundamenta a busca pela inovação dos processos de preparação de pães artesanais, justificando a relevância dessa oferta de aperfeiçoamento pelo Senac.



 

[1] MERCADO de padarias tem crescimento no Brasil. In: Diário Digital. [S.l.], 25 mai. 2018.  Disponível em: http://www.diariodigital.com.br/geral/mercado-de-padarias-tem-crescimento-no-brasil/171650. Acesso em: 7 ago. 2018.



 



O curso de aperfeiçoamento Preparo de pães artesanais tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: preparar pães artesanais.



É destinado a profissionais e alunos da área de produções gastronômicas que estejam buscando aperfeiçoamento técnico para preparações de pães artesanais.



O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em panificação e formação em Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos ou áreas afins.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.



Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.



O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.



Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).



Indica-se, ainda, o preparo de pães artesanais, fazendo uso inclusive de ingredientes para dietas restritivas, conforme tendências de mercado, aplicando as técnicas da panificação.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:







  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.


  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.


  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.






 





        Forma de expressão dos resultados da avaliação







  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).


  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.


  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:






 





Menção por indicador de competência





A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:





 





Durante o processo







  • Atendido - A


  • Parcialmente atendido - PA


  • Não atendido - NA






 





Ao final da Unidade Curricular







  • Atendido - A


  • Não atendido - NA






 





 Menção por Unidade Curricular





Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:







  • Desenvolvida - D


  • Não desenvolvida – ND






 





 Menção para aprovação no curso





Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).





Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.







  • Aprovado - AP


  • Reprovado - RP






 





 Recuperação





A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.