Alterne entre as áreas

Bases da cozinha

Bases da cozinha

Turma - 2025.3.330

PRESENCIAL

Onde o curso será realizado?

As bases da cozinha envolvem um conjunto de elementos presentes em todas as preparações gastronômicas, sejam elas nacionais ou internacionais. A fim de produzir e pré-preparar o alimento, o aluno deve conhecer e aplicar as bases culinárias, possibilitando o desenvolvimento de produções mais elaboradas.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em cozinha e formação em Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos ou áreas afins.

A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.

O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.

Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). 

Indica-se, ainda, que as técnicas de cocção sejam trabalhadas para evitar desperdícios ao longo das atividades de pré-preparo, de forma que os alunos possam compreender como sua atuação pode refletir na produção gastronômica. Todos os alunos devem realizar todos os tipos de pré-preparo, garantindo a excelência no processo de higienização e cortes dos insumos. Apenas sopas, molhos, aromáticos, marinadas e temperos podem ser trabalhados de forma que sejam alternadas algumas preparações por equipes.

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:

  • Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
  • Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.

Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.

Veja mais Cursos